domingo, 14 de agosto de 2011

Trovas em homenagem aos pais (enviada por Flávio Lúcio)


Poeta, à porta do Pai,

entra fácil, certamente.

Se São Pedro se distrai,

São Francisco empurra a gente!

(A. A de Assis/PR)

"Ninguém nasce, filho ou Pai,
já prontinho e acabado;
dia a dia é que se vai
sendo aos poucos lapidado.
(Amilton Monteiro/SP)

É de dor a sensação:

meu Pai... arrastando os passos;

e eu... puxando pela mão

quem já me levou nos braços!

(Antônio Carlos Teixeira/DF)

Angústia que a um Pai consome

e do olhar lhe rouba o brilho,

é ver a cara de fome.

Na cara do próprio filho!

(Campos Sales/SP)

Adotando os bons conselhos

das faculdades morais,

os filhos serão espelhos

da retidão de seus Pais.

(Djalma Mota/RN)

Se o teu rosto, Pai, confessa

o cansaço das jornadas,

quanta ternura se expressa

em tuas mãos calejadas!

(Elen de Novais/RJ)

Dosando amor e energia
ele cumpriu seu destino;
Oh meu pai! como eu queria
ser novamente um menino!
(Ercy Maria Marques Faria)

Ser pai, é ter na verdade,

um pouco de amo e tutor,

é ter além da hombridade,

ingênuos gestos de amor.

(Fabiano Wanderley/RN)

Nos desacertos da vida,

sempre relembrando vou

a figura enternecida

que meu pai representou.

(Francisco Bezerra/RN)

Demonstrando seu amor

com o peito em chamas, ardendo,

o pai sente a mesma dor

ao ver o filho sofrendo.

(Francisco José Pessoa/CE)

Disse Deus à humanidade:

“Crescei e multiplicai” ...

É nesta cumplicidade,

que o homem torna-se pai.

(Francisco Macedo/RN)

Quem no lar planta o carinho

sempre colhe muito mais:

o filho molda o caminho

pelas pegadas dos Pais.

(Gerson César Souza/RS)

Quando uma lágrima cresce
e cai dos olhos de um pai,
pesa tanto que parece
ser a própria dor que cai!
(Héron Patrício/SP)

Meu pai nada me falava
quando me via nervoso.
Aprovava ou reprovava
num olhar doce e bondoso.
(J.B.Xavier/SP)

Ah... Meu Pai! Por tua ação,

eu não temia revés:

- segurando a tua mão,

eu tinha o mundo a meus pés!

(João Freire Filho/RJ)

Num retrato amarelado,
a saudade em mim se deu.
Ontem tinha o pai ao lado
Hoje, sem ele…o pai sou eu.
–José Feldman/PR–

Um homem, quando se vai,
deixa esta imagem no adeus:
perante Deus, a de um Pai,
perante o filho... a de um Deus!

(José Ouverney/SP)

Contra este mundo selvagem,
para um filho defender,
um pai descobre a coragem
que nunca soubera ter!
(Marina Bruna/SP)

Meu pai, colono de raça,

desbravador do sertão,

não deixou busto na praça,

mas deixou marcas no chão!

(Pedro Ornellas/SP)

Lembrança que me distrai,

que acaba com meu desgosto,

é ver teu rosto, meu Pai

retratado no meu rosto!

(Prof. Garcia/RN)

Eu venho, desde criança,

seguindo os atos morais

que eu trago, como herança

deixada pelos meus pais.

(Tarcísio Fernandes/RN)

Tão doce e bem-humorado,

meu Pai, por suas virtudes,

deixou-me grande legado

nas palavras e atitudes.

(Vânia Ennes/PR)

Os momentos mais tiranos,

a dor que mais me doeu,

foi há cinquenta e dois anos

quando meu Pai faleceu!

(Ademar Macedo/RN)

Nenhum comentário: