A mega-operação para restaurar 600km de estradas cearenses
O Governo do Ceará deu uma pronta resposta aos críticos das estradas esburacadas pelas chuvas do recente inverno: criou o Pro estradas-2011, um programa de restauração das estradas do Ceará, sob a responsabilidade da Seinfra-Secretaria de Infra Estrutura. Os números começam pelo total de aproximadamente 600 quilômetros e R$84,5 milhões de reais a serem investidos.
Ontem à tarde num debate com a oposição, na Assembleia Legislativa, o Secretário Adahil Fontenele, da Infra Estrutura, destacou as ações que compreendem melhorias em todas as estradas estaduais, desde intervenções mais simples, como tapa-buracos, roço, limpeza e pintura, até as mais avançadas, como recuperação e recapeamento de trechos danificados pelo inverno.
Para deixar tudo pronto, Adahil Fontenele esclareceu que serão precisos aproximadamente 100 dias e disponibilizou para que o cearense possa acompanhar o andamento das obras, o site www.sinfra.ce.gov.br, já no ar desde o ultimo dia 30 de maio recém findo. Dessa forma, explica Fontenele, quem quiser viajar e saber como está esta ou aquela estrada terá um resumo do trecho consultado.
Na Assembleia do Estado, em audiência pública, o Secretário de Infraestrutura estava acompanhado do Diretor do Der-Departamento de Estadual de Rodovias, engenheiro José Sérgio Fontenele e do Diretor EngO. Pierre. Adahil falou dos problemas, salientando que existem problemas, sim, mas que os mais reclamados, como os mais recentes, serão solucionados sem quaisquer ônus para o Estado.
Ele fazia referencia à CE 168, que liga Itapagé a Itapipoca e à CE-065, de Palmácia e Maranguape que ainda não foi entregue concluído pela empresa ganhadora da licitação para sua construção. No primeiro trecho, por tratar-se de uma serra e face ao forte inverno, algumas áreas foram danificadas mas já estão com máquinas e homens em campo para solucionar a questão da trafegabilidade, sem custos para o contribuinte. Faz parte do contrato que a construtora revise todo o pavimento que houver sido danificado.
Na verdade, temos, em quatro anos, a construção de algo em torno de 1.700 quilometros de novas estradas, recuperação de mais 1.300 e a manutenção de rodovias com pavimento primário, superiores a 6.000 quilometros. Fora a correção de danos em trechos com garantia contratual, destacou o Diretor do DER, José Sérgio, o Governo vai gastar R$84.595.462,45. Desse total serão disponibilizados R$10.860.510,57 para os serviços de tapa-buraco, roço mecanizado de 3 metros nas margens e outros serviços emergenciais, incluindo as erosões naturais.
Para a recuperação, recorformação, correção de pontos críticos, recapeamento, recuperação funcional do pavimento, incluindo recapeamento e aplicação de microrevestimento, serão aplicados R$73.734.951,88.
Nesta etapa, destaca o Diretor José Sérgio, em situações pontuais e em trechos considerados crônicos, será utilizado no piso, cimento asfáltico, este com longa durabilidade. Isso foge aos padrões usuais das estradas cearenses que há anos trabalha dentro de custos acessíveis ao bolso do Estado, daí porque certos caminhos têm tempo inferior ao desejado, o que não quer dizer que não estejamos começando a nos preparar para modificar essas práticas, na dependência de recursos próprios e de financiamento de bancos internacionais.
Agora mesmo, o Governador do Estado, nos Estados Unidos, deu início à negociações de um financiamento de R$ 700 milhões de reais para o setor, onde se espera gastar R$1 bilhões, sendo os R$300 milhões complementares vindos de financiamento do próprio Estado. Esse dinheiro será para estradas novas ficando a garantia de que, nos 12 trechos mais recentes a manutenção está sob clausula contratual sem gastos públicos, mas dos construtores.
Esses valores, fazem parte do que o Governo chama de CE IV, um complexo de obras que garantirão novas estradas e que têm um prazo até final de 2012 para ser atacado na sua totalidade. Reportando-se aos pontos críticos deste instante, porém, a Seinfra anuncia nas Ações I, Contratos de Conserva para Maranguape, R$596 mil reais, Aracoiaba R$1 milhão, Itapipoca R$1,3 milhão, Limoeiro do Norte, R$1,6, Santa Quitéria, R$1 milhão, Quixeramobim, R$397 mil, Sobral R$1,4 milhão, Crateús, R$1,095 milhão, Iguatu, R$980 mil e Crato R$1,3 milhão, em números redondos.
Nas Ações II e no recapeamentos dos pontos críticos das mesmas áreas, é que serão gastos os outros R$73,7 milhões, totalizando os R$84,6 milhões disponibilizados e já na conta da Seinfra para tocar todas as obras emergências ou complementares. Essas ações estão sob contrato de conserva com as empresa Samaria, Maciel, CBC, Delta, CR, G&F e Coral. Os contratos de recuperação funcional estão com as empreiteiras Luiz Costa, Maciel, G&F, Onix, CR, Coral e Samaria. Todas elas passaram pelas licitações obrigatórias.
O prazo de 100 dias para que todos os problemas sejam sanados, diz a Seinfra, será rigorosamente cumprido, porque limpeza e caiação da drenagem, reconformação das rodovias não pavimentadas, correção de pontos críticos e recuperação funcional dos pavimentos, serão acompanhados por uma fiscalização diuturna que submeterá a testes de piso e medições praticamente diárias de cada ações desenvolvida.
A Seinfra anunciou, por fim, que terá um acompanhamento diário por vídeo e foto, de todos os trabalhos que esteja sendo realizados e já colocou à disposição da população os sites WWW.seinfra.ce.gov.br e WWW.der.ce.gov.br , os contatos Seinfra 3216-3741, DER 3101-5704, 3101-5310 da Assessoria de Comunicação e 3101-5731 da Ouvidoria. Segundo a Seinfra todos os dias serão postados fotos e vídeos com a evolução de cada obra.
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Estradas – Os trechos
CE-085(Próximo a São Gonçalo do Amarante, CE-537 (Entrada BR-020-Aterro Sanitário(Caucaia), CE-341 (Entrada da CE-348(Paracuru)Entrada da CE-085(Quatro Bocas), CE-341(Entrada da BRE 222(Croata)-Entrada da CE-354(B)/162(A) – Pentecoste, CE-354(Entrrada BR403/CE-178(B) – Bom Princípio. – Entrada da CE 434(Nascente) CE-354(Entrada da CE176 em Amontada-Entrada da CE 168(Itapipoca), CE 178(Entrada da CE 354(B)-Morrinhos-Entrada da CE232(Santana do Acarau), CE-240 (Meruoca(Anil).
E mais
CE060(Entrada da CE 356 para Baturité-Entrada da CE456(CE-356-Batiruté-Entrada da CE-060, CE168(entrada da CE253(A)Tejuçuoca – Entrada da CE341 ((A), CE 341(APuiarés-Entrada da CE 168/253(A), CE 366(Açude Araras) , CE 257 (Entrada da Br 020 (Canindé)-Hidrolandia, CE 060(Entrada da BR 122(B)/CE 368 Entrada da CE 166/266(Quixeramobim), CE 371(Betania-Entrada da CE 275(Irapuan Pinheiro), BR 226 (Entrada da BR 020(Santa Cruz do Banabuiu)-Entrada da BR 403/404/CE-187(Crateús.
Ainda:
CE 187 Entrada da BR 020-Marrecas, CE 060(Trevo de Acopiara), CE 060 Iguatu, CE153(Entrada da BR 404/CE-282 (A)(Lima Campos)-Entrada da BR 404/CE, 282(B)(Cascudos), CE 153 Entrada da BR 404/CE-282(B)(Cascudos) Entrada da CE 284(Cedro), CE 282(José de Alencar-Entrada da BR 122/CE 060(A), CE 292(Nova Olinda-Latão), CE 293 (Entrada da BR 116-Entrada da CE 060(Babalha), CE 138(Entrada da BR 116 (Cristais)-Aruaru, CE 263(Jaguaruana-Entrada da CE 123 e CE 263(Entrada da CE 123-Entrada da BR 116/CE 356.
O Governo do Ceará deu uma pronta resposta aos críticos das estradas esburacadas pelas chuvas do recente inverno: criou o Pro estradas-2011, um programa de restauração das estradas do Ceará, sob a responsabilidade da Seinfra-Secretaria de Infra Estrutura. Os números começam pelo total de aproximadamente 600 quilômetros e R$84,5 milhões de reais a serem investidos.
Ontem à tarde num debate com a oposição, na Assembleia Legislativa, o Secretário Adahil Fontenele, da Infra Estrutura, destacou as ações que compreendem melhorias em todas as estradas estaduais, desde intervenções mais simples, como tapa-buracos, roço, limpeza e pintura, até as mais avançadas, como recuperação e recapeamento de trechos danificados pelo inverno.
Para deixar tudo pronto, Adahil Fontenele esclareceu que serão precisos aproximadamente 100 dias e disponibilizou para que o cearense possa acompanhar o andamento das obras, o site www.sinfra.ce.gov.br, já no ar desde o ultimo dia 30 de maio recém findo. Dessa forma, explica Fontenele, quem quiser viajar e saber como está esta ou aquela estrada terá um resumo do trecho consultado.
Na Assembleia do Estado, em audiência pública, o Secretário de Infraestrutura estava acompanhado do Diretor do Der-Departamento de Estadual de Rodovias, engenheiro José Sérgio Fontenele e do Diretor EngO. Pierre. Adahil falou dos problemas, salientando que existem problemas, sim, mas que os mais reclamados, como os mais recentes, serão solucionados sem quaisquer ônus para o Estado.
Ele fazia referencia à CE 168, que liga Itapagé a Itapipoca e à CE-065, de Palmácia e Maranguape que ainda não foi entregue concluído pela empresa ganhadora da licitação para sua construção. No primeiro trecho, por tratar-se de uma serra e face ao forte inverno, algumas áreas foram danificadas mas já estão com máquinas e homens em campo para solucionar a questão da trafegabilidade, sem custos para o contribuinte. Faz parte do contrato que a construtora revise todo o pavimento que houver sido danificado.
Na verdade, temos, em quatro anos, a construção de algo em torno de 1.700 quilometros de novas estradas, recuperação de mais 1.300 e a manutenção de rodovias com pavimento primário, superiores a 6.000 quilometros. Fora a correção de danos em trechos com garantia contratual, destacou o Diretor do DER, José Sérgio, o Governo vai gastar R$84.595.462,45. Desse total serão disponibilizados R$10.860.510,57 para os serviços de tapa-buraco, roço mecanizado de 3 metros nas margens e outros serviços emergenciais, incluindo as erosões naturais.
Para a recuperação, recorformação, correção de pontos críticos, recapeamento, recuperação funcional do pavimento, incluindo recapeamento e aplicação de microrevestimento, serão aplicados R$73.734.951,88.
Nesta etapa, destaca o Diretor José Sérgio, em situações pontuais e em trechos considerados crônicos, será utilizado no piso, cimento asfáltico, este com longa durabilidade. Isso foge aos padrões usuais das estradas cearenses que há anos trabalha dentro de custos acessíveis ao bolso do Estado, daí porque certos caminhos têm tempo inferior ao desejado, o que não quer dizer que não estejamos começando a nos preparar para modificar essas práticas, na dependência de recursos próprios e de financiamento de bancos internacionais.
Agora mesmo, o Governador do Estado, nos Estados Unidos, deu início à negociações de um financiamento de R$ 700 milhões de reais para o setor, onde se espera gastar R$1 bilhões, sendo os R$300 milhões complementares vindos de financiamento do próprio Estado. Esse dinheiro será para estradas novas ficando a garantia de que, nos 12 trechos mais recentes a manutenção está sob clausula contratual sem gastos públicos, mas dos construtores.
Esses valores, fazem parte do que o Governo chama de CE IV, um complexo de obras que garantirão novas estradas e que têm um prazo até final de 2012 para ser atacado na sua totalidade. Reportando-se aos pontos críticos deste instante, porém, a Seinfra anuncia nas Ações I, Contratos de Conserva para Maranguape, R$596 mil reais, Aracoiaba R$1 milhão, Itapipoca R$1,3 milhão, Limoeiro do Norte, R$1,6, Santa Quitéria, R$1 milhão, Quixeramobim, R$397 mil, Sobral R$1,4 milhão, Crateús, R$1,095 milhão, Iguatu, R$980 mil e Crato R$1,3 milhão, em números redondos.
Nas Ações II e no recapeamentos dos pontos críticos das mesmas áreas, é que serão gastos os outros R$73,7 milhões, totalizando os R$84,6 milhões disponibilizados e já na conta da Seinfra para tocar todas as obras emergências ou complementares. Essas ações estão sob contrato de conserva com as empresa Samaria, Maciel, CBC, Delta, CR, G&F e Coral. Os contratos de recuperação funcional estão com as empreiteiras Luiz Costa, Maciel, G&F, Onix, CR, Coral e Samaria. Todas elas passaram pelas licitações obrigatórias.
O prazo de 100 dias para que todos os problemas sejam sanados, diz a Seinfra, será rigorosamente cumprido, porque limpeza e caiação da drenagem, reconformação das rodovias não pavimentadas, correção de pontos críticos e recuperação funcional dos pavimentos, serão acompanhados por uma fiscalização diuturna que submeterá a testes de piso e medições praticamente diárias de cada ações desenvolvida.
A Seinfra anunciou, por fim, que terá um acompanhamento diário por vídeo e foto, de todos os trabalhos que esteja sendo realizados e já colocou à disposição da população os sites WWW.seinfra.ce.gov.br e WWW.der.ce.gov.br , os contatos Seinfra 3216-3741, DER 3101-5704, 3101-5310 da Assessoria de Comunicação e 3101-5731 da Ouvidoria. Segundo a Seinfra todos os dias serão postados fotos e vídeos com a evolução de cada obra.
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Estradas – Os trechos
CE-085(Próximo a São Gonçalo do Amarante, CE-537 (Entrada BR-020-Aterro Sanitário(Caucaia), CE-341 (Entrada da CE-348(Paracuru)Entrada da CE-085(Quatro Bocas), CE-341(Entrada da BRE 222(Croata)-Entrada da CE-354(B)/162(A) – Pentecoste, CE-354(Entrrada BR403/CE-178(B) – Bom Princípio. – Entrada da CE 434(Nascente) CE-354(Entrada da CE176 em Amontada-Entrada da CE 168(Itapipoca), CE 178(Entrada da CE 354(B)-Morrinhos-Entrada da CE232(Santana do Acarau), CE-240 (Meruoca(Anil).
E mais
CE060(Entrada da CE 356 para Baturité-Entrada da CE456(CE-356-Batiruté-Entrada da CE-060, CE168(entrada da CE253(A)Tejuçuoca – Entrada da CE341 ((A), CE 341(APuiarés-Entrada da CE 168/253(A), CE 366(Açude Araras) , CE 257 (Entrada da Br 020 (Canindé)-Hidrolandia, CE 060(Entrada da BR 122(B)/CE 368 Entrada da CE 166/266(Quixeramobim), CE 371(Betania-Entrada da CE 275(Irapuan Pinheiro), BR 226 (Entrada da BR 020(Santa Cruz do Banabuiu)-Entrada da BR 403/404/CE-187(Crateús.
Ainda:
CE 187 Entrada da BR 020-Marrecas, CE 060(Trevo de Acopiara), CE 060 Iguatu, CE153(Entrada da BR 404/CE-282 (A)(Lima Campos)-Entrada da BR 404/CE, 282(B)(Cascudos), CE 153 Entrada da BR 404/CE-282(B)(Cascudos) Entrada da CE 284(Cedro), CE 282(José de Alencar-Entrada da BR 122/CE 060(A), CE 292(Nova Olinda-Latão), CE 293 (Entrada da BR 116-Entrada da CE 060(Babalha), CE 138(Entrada da BR 116 (Cristais)-Aruaru, CE 263(Jaguaruana-Entrada da CE 123 e CE 263(Entrada da CE 123-Entrada da BR 116/CE 356.
Quem lembra desta notícia que publicamos em 04.04.2011?
Foi divulgada a ordem de paralisação n° 014/2011, que trata da execução de obras de restauração da rodovia CE-286 e CE-151, no trecho entroncamento BR-116 - Ipaumirim - Baixio - com extensão de 14,71km.
ORDEM DE PARALISAÇÃO Nº014/2011 Fortaleza, 21 de janeiro de 2011. Do: Orientador da CEGOR. À Empresa: R. FURLANI ENGENHARIA LTDA. End.: Av. Alberto Craveiro, Nº4001 – Castelão – Fortaleza/CE. Autorizamos a paralisação da EXECUÇÃO DAS OBRAS DE RESTAURAÇÃO DA RODOVIA CE- 286 E CE-151, NO TRECHO: ENTRº BR 116 – IPAUMIRIM – BAIXIO, COM EXTENSÃO/ÁREA DE 14,71 KM, objeto do Contrato Nº041/2010, a partir desta data, até ulterior deliberação.
JUSTIFICATIVA: Conforme Processo Nº11013655-1. Atenciosamente, Visto: Geolº Francisco Quirino Rodrigues Ponte Orientador da CEGOR, Engº José André Pierre Pessoa Coordenador da CODER. Recebi, em: 21 de janeiro de 2011. Empresa: R. FURLANI ENGENHARIA LTDA. Empresa Contratada. DER-DEPARTAMENTO DE EDIFICAÇÕES E RODOVIAS, em Fortaleza, 14 de março de 2011. José André Pierre Pessoa COORDENADOR DA CODER
Fonte: Diário Oficial do Estado
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