terça-feira, 13 de outubro de 2009

Kadê Ip numa hora dessa?


Começa hoje a 3ª etapa de avaliação do Selo Verde Edição 2009. O Comitê Gestor e a Comissão Técnica do programa Selo Município Verde, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), definiu os 34 municípios que foram pré-qualificados no Programa, após análise dos Questionários de Gestão Ambiental.

A partir de hoje, estes municípios serão avaliados “in loco” pelos técnicos do Programa, que vão verificar as informações fornecidas pelos municípios nos questionários em relação às ações desenvolvidas em cada cidade quanto à eficácia de projetos ou programas junto às comunidades em prol do meio ambiente. O Selo tem como objetivo incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, inserindo o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização e de projetos de educação ambiental.

Os municípios pré-qualificados foram: Acaraú, Apuiarés, Aracati, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Eusébio, Fortaleza, General Sampaio, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Itaitinga, Itarema, Jardim, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Morada Nova, Novo Oriente, Ocara, Pacatuba, Quixeramobim, Redenção, Sobral, Tauá e Tianguá.

Este ano o Programa Selo Município Verde, implantado há cinco anos pelo Governo do Estado e instituído pela lei estadual número 13.204/2003, está em sua 6ª edição e recebeu inscrições de 139 municípios. São três as categorias de premiação do Programa: A, B e C. Desde sua implantação nenhuma cidade conseguiu atingir o nível A. Ano passado, 32 cidades foram certificadas com o Selo B e sete com o C.

“Os municípios pré-qualificados ainda deverão responder o questionário de avaliação de Mobilização Ambiental”, afirmou a coordenadora do Programa, técnica do Conpam, Socorro Azevedo.

O Selo Verde tem como objetivo incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, inserindo o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização e de projetos de educação ambiental.

Nenhum comentário: