quarta-feira, 14 de outubro de 2009


“Gestor do Século XXI” será tema no 5º Encontro Nordestino de Prefeitos


Brasília - Visando uma ação solidária entre os três níveis de governo nas áreas política, econômica e social, para aprimorar o atendimento aos reclames da sociedade de forma eficiente, racional e efetiva, a União Brasileira de Municípios estará realizando o 5º Encontro Nordestino de Prefeitos.
O evento acontecerá em João Pessoa, nos dias 12 e 13 de novembro, no Auditório Máster do SEBRAE, com uma programação voltada inteiramente para o aperfeiçoamento das ações administrativas municipais e para uma gestão plena. É o que garante o presidente da UBAM, Leonardo Santana.
Segundo Leonardo, uma das palestras mais esperadas do evento é a que será proferida pela Consultora Organizacional, Professora e Psicóloga, Doutora Nadja Pessoa do Amarante , com um conteúdo riquíssimo de experiência no campo administrativo e de gestão, com o importante tema “Gestor do Século XXI, Desafios e Oportunidades”.
Na visão da professora Nadja Pessoa, “o mundo compartilha com a percepção de que este século será marcado por velozes e irreversíveis mudanças, o que implica é que, para sobreviver a esses novos tempos, indivíduos e organizações, precisarão ser flexíveis e competentes tomadores de decisão em um cenário marcado pelas incertezas do acelerado desenvolvimento tecnológico, esgotamento dos recursos naturais, competição predatória, abertura dos mercados mundiais e aumento das diferenças regionais. É preciso lembrar que habitamos um universo interligado onde pessoas, eventos e coisas formam uma complexa e sutil rede de conexões invisíveis na qual somos todos co-responsáveis”.
O evento também contemplará os temas sobre o endividamento dos Municípios, as linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Nordeste, o planejamento administrativo municipal, o Plano Diretor, o aquecimento global, a degradação do meio ambiente e seus impactos nos Municípios.
Segundo Leonardo, um novo Pacto Federativo será proposto no evento, para que o federalismo seja posto de forma coerente, na medida em que os “entes federados” forem tratados com igualdade e mais atenção, tendo em vista o caos financeiro e administrativo que se instalaram nas cidades, causados pela falta de recursos, pelo aumento de responsabilidades sociais e desajustes nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.
Ele espera que os Prefeitos se unam, formando de fato um grande movimento com o objetivo de atrair ações do governo federal para resolver de vez a problemática de endividamento e asfixia financeira dos Municípios.
“A União tem a obrigação de repassar 25% do bolo tributário para os Municípios, o que já é repassado para os Estados. Só assim podemos afirmar que o Brasil é uma verdadeira Federação, composta de elementos essenciais a construir e viabilizar a governabilidade.

Jornalista Gilcivane Carvalho
Assessora de Comunicação - UBAM

Nenhum comentário: