segunda-feira, 17 de agosto de 2009

"Fábrica de Leitores" inclui Ip




O nome é sugestivo e bem emblemático. E a proposta, encanta. Através destes conceitos se espera o sucesso do projeto 'Fábrica de Leitores'. A ideia é estimular a leitura em alunos da 1ª e da 2ª série do ensino fundamental do interior do Estado começando pelo principal ator da mudança, o professor.
A partir deste ponto de partida, em 36 municípios cearenses, que a idealizadora do projeto, professora Eloísa Vidal, pretende tornar cotidiano o ato de ler no sertão cearense. No total, 2.546 professores receberão, cada, uma coletânea com 20 livros infantis de diversos gêneros textuais. Por meio deste material, o professor será incentivado a realizar atividades com as crianças.
Essa bela notícia foi tema de reportagem do Jornal O Povo deste domingo. Foram escolhidos os municípios que detém das menores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). E entre eles, está o Icó e algumas da região, como Cedro, Ipaumirim, Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari.
O trabalho conta com a parceria da Edições Demócrito Rocha, que convidou escritores e ilustradores cearenses para dar vida às histórias das obras, que abarcam contos, crônicas, poesia, cordel e oralidade, dentre os gêneros.

LANÇAMENTO - O 'Fábrica de Leitores' será lançado nesta segunda-feira (17), em encontro realizado no hotel Porto d’Aldeia Resort, em Fortaleza. Na oportunidade, os professores participarão de oficinas, literárias e artísticas, que dão sugestões de como usar o material.
CIDADES BENEFICIADAS - Acarape, Aquiraz, Araripe, Banabuiú, Barreira, Baturité, Boa Viagem, Caririaçu, Cedro, Chorozinho, General Sampaio, Icapuí, Icó, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Jaguaretama, Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Monsenhor Tabosa, Mulungu, Nova Olinda, Orós, Pacajus, Penaforte, Poranga, Potengi, Quixeré, Salitre, Santana do Acaraú, São João do Jaguaribe, Tamboril e Umari.

Nenhum comentário: