sábado, 8 de novembro de 2014

Garimpando os primórdios de Ip




Buscando informações que me levassem a identificar algum registro sobre  famílias que tivessem vivido na área territorial de Ipaumirim quando este ainda pertencia ao município de Lavras da Mangabeira sempre acabo encontrando alguma coisa interessante . O primeiro registro de Alagoinha que conheço  fala numa família Bonfim. Também preciso dizer que não tenho procurado em fontes documentais.

Lendo sobre a história do Ceará, acabei achando no livro Fatos e documentos do Ceará provincial., de José Aurélio Saraiva Câmara, uma informação bastante interessante.  No Anexo II da obra citada, encontrei a relação dos eleitores especiais de senadores da província do Ceará em 1870. Essa lista foi extraída do Almanak Administrativo, Mercantil e industrial da província do Ceará para o ano de 1870, publicado em Fortaleza neste mesmo ano.
Vou transcrever  a introdução do anexo e a seguir a lista de votantes de Lavras da Mangabeira

“Em 1870, como desde há alguns anos, a província do Ceará era dividida em três distritos eleitorais. A cabeça do 1º distrito , constituído de 11 colégios eleitorais, era a cidade de fortaleza, capital da província; a do 2º distrito, com 9 colégios eleitorais, a cidade de sobral e a do 3º., com apenas 8 colégios, era a cidade do crato.

O documento que se segue, constante da relação nominal dos eleitores de senadores, então selecionados, por determinação constitucional, entre cidadão do sexo masculino de comprovada projeção social e econômica, permite-nos conhecer, numa perspectiva de cem anos, as figuras mais representativas do comércio , das profissões liberais, da aristocracia agrária da província cearense naquela época. É que a constituição do Império, no seu Art. 94, impunha aos eleitores de senadores uma expressão econômica que se traduzia pela renda líquida anual mínima de 2004000 “por bens de raiz, indústria, comércio ou emprego”.

Na nota de rodapé, o autor explica. “Considerando, à base de documentos da época, o preço do gado no Ceará comparativamente com o preço atual (explico: o livro é de 1970), podemos admitir que aos 200$000 de então correspondem hoje cerca de NCr$ 5.000,00, ou seja, uma renda mensal aproximadamente de NCr$ 400,00.”

O 3º Distrito – Crato – tinha 359 eleitores distribuídos  pelos colégios eleitorais da cidade do Crato, da vila de Barbalha, da cidade do Icó, da Vila da Telha (Iguatu), da vila de Lavras, da vila do Pereiro, da vila do Jardim e da vila de Milagres.

O Colégio eleitoral da vila de Lavras compreendia a freguesia de S. Vicente (Lavras) e da Freguesia de São Raimundo Nonato (Várzea Alegre.)

Relação dos votantes do Colégio Eleitoral da vila de Lavras.

Raimundo Correia Lima

Ildefonso correia lima

Manoel Bernardo Vieira

Benedito Gonçalves Sobreira

Raimundo Gomes de Araújo

Antônio Pinto Teixeira

Raimundo Nonato de Pontes Pereira

Félix Soares das Neves

Pedro José Crispim

Vicente Gonçalves Leite

José Ferreira da Silva

Valdevino Leite Teixeira

José Antônio do Nascimento

Alexandre Gomes de Lima

José Leandro Correia

Francisco Félix de Araújo

José Alexandre de Oliveira

Félix Alexandre de Almeida

Francisco Martins de Barros

Francisco Pires de Oliveira Mota

Antônio Gonçalves de Araújo

Alexandre Manoel de Oliveira

Manoel Raimundo da Cunha

Vicente Carneiro de Aquino

Cândido José da Costa

Vicente Alves Lima Junior

Antônio Alvares do Nascimento

Vicente Ferreira de Moraes

Antônio Raimundo Duarte

Antônio Guedes da Silva

Manoel Gonçalves da Silva

Tomás Duarte de Aquino

João Paulo Correia

Miguel Gonçalves Pinheiro

João Clementino de Araújo

Tomás Francisco Duarte

Antônio Francisco dos Santos

Manoel Trajano de Sousa

Sabino Ferreira da Silva

Manoel  Antônio  Sobreira

Raimundo Carneiro d’Oliveira

Honório Pereira de Araújo

Manoel da Silva Monteiro

Pedro Gomes Leitão

Joaquim Moreira do Nascimento.”

Fonte: CÂMARA, José Aurélio Saraiva. Fatos e documentos do Ceará provincial. Fortaleza, Imprensa Universitária. 1970. pp. 309-310.


Nesse período, o território do atual município de Umari que posteriormente se desdobraria  em três municípios (Umari, Baixio e Ipaumirim) ainda integrava o território de Lavras assim como outros municípios da região que foram posteriormente desmembrados do território original.

O que tenho de concreto é que em 1836 já existia o sítio Lagoinha, provavelmente Alagoinha, conforme consta na obra de Joarivar Macedo.
1836 – novembro, 11 – Nasceu  em terras  da  Freguesia  de

                                            São Vicente Ferrer, Pe. Inácio Ferreira do Bonfim. Segundo

                                            o seu processo de ordenação  sacerdotal, era ele  morador do

                                            sítio Lagoinha, filho  legítimo de Vicente Ferreira do Bonfim

                                      e Vicência  Maria do Nascimento, naturais  da  Freguesia de

                                            Lavras. (...) Ali  residiam os Ferreira do  Bonfim.  Um deles

                                            foi  Bernardinho  Ferreira  do  Bonfim ,cuja  viúva  Rosalina 

                                            Maria  da  Conceição,  doou   uma  parte   de  terra  a  Nossa 

                                            Senhora  para  seu    patrimônio  na  mesma  Lagoinha  (  ou

                                                  ou Alagoinha) (MACEDO, São Vicente de Lavras, 1964, P. 80)

Também, por exemplo, a instalação das capelas de Alagoinha  e do sítio Barra já existiam por volta de 1875. Em 1874, segundo o livro Em Família, de Flaucineide Vieira e Raimunda Vieira, há no Livro de Notas de Lavras da Mangabeira, 1871 fls66v., o registro de doação do patrimônio da capela do Olho d’água do Melão, atual Felizardo. A partir destas informações e diante da proximidade temporal com 1870, é possível imaginar que algum desses eleitores sejam oriundos dessa área de Ipaumirim embora seja uma interpretação minha por pura inferência, o que não garante sua veracidade. Se você identificar algum nome nesta relação tanto pode ser um antepassado de sua família quanto um homônimo. Mas se você tiver certeza, por favor, nos dê um retorno porque qualquer informação é importante para nós.
Em relação aos critérios para participar da lista dos votantes, é importante perceber que desde o momento já se delineava de forma clara, entre nós, o poder econômico como elemento de exclusão. Você vê  isso também em outras situações e este caso particular é apenas mais um indicador que este  processo vem sendo construído durante séculos e já se manifestava com uma abrangência muito ampla alcançando inclusive núcleos populacionais inexpressivos ainda nos primórdios da sua formação. 
ML

Nenhum comentário: