"O passado é um país estrangeiro"
L.P. Hartley
Gente de Ipaumirim. Vida de Ipaumirim. Tempos de Ipaumirim. Alagoinha... Ipaumirim...... memória..... raízes... atualidades....... por novos tempos..... novos olhares...... espaço aberto a todos......
Foto: Magno LimaJuazeiro tem aquele jeitão trabalhador, aquela pujança que faz pulsar a região. Bom demais bater pernas nas suas ruas. Juazeiro tem um talento especial para misturar tradição, progresso, religiosidade popular e mostrar uma realidade multifacetada com um arranjo único, original. É uma cidade que deixa a gente viva, curiosa. Parece que lá tem tudo que você quiser comprar. Embora não tenha, a gente pensa que tem e eles sempre dão um jeito. Original ou falsiê, você, pelo menos, deve encontrar algo parecido com o que procura. Nem falo de imagem de santos porque lá tem todos. Juazeiro traduz as grandes contradições sociais. Não tem a sutileza do Crato mas é fascinante, ousado, arrojado.
Crato e Juazeiro, cidades diferentes e sedutoras. Cada uma com suas artimanhas e os seus encantos.
Mas a motivação maior da minha viagem é assistir a um evento: Cariri Cangaço. Ouvir falar de um assunto que conheço pouco – Cangaço - mas que tem como cenário um ambiente que me desperta um interesse especial.
No momento, só tenho boas expectativas por todas as razões que me levam até lá.
Divertículo, please, esqueça que eu existo. Pelo menos, esta semana.
ML

Um advogado, andando pela rua, viu uma placa que dizia: Clínica Médica: tratamos qualquer doença; resultado garantido ou seu dinheiro de volta em DOBRO.’ E pensou: ‘Esses caras tão se achando espertos, vou enganá-los e ainda tirar uma grana.’
Entrou na clínica, pagou a consulta e o médico o recebeu sorridente: – Pois não, o que o traz até aqui? – Doutor, estou aqui com um grande problema, perdi meu paladar, não consigo mais sentir o gosto de nada; água, café, feijão, arroz.
E o médico:- Ah, pois não. Enfermeira, por favor, traga o pote número 13. E veio o pote cheio de merda; o médico encheu uma colher e enfiou rapidamente na boca do advogado.
- O que é isso? O senhor me deu merda?!! Tá maluco??? E o médico imediatamente: – Pronto, recuperou seu paladar, está curado!
O advogado saiu puto da vida pensando: ‘O filho da puta me pegou dessa vez, mas agora tenho que recuperar minha grana. Dessa vez vou meter uma infalível.’
Dias depois entrou na clínica, pagou novamente a consulta e… – Ora, ora, o senhor aqui de novo?! E o advogado: – Como assim, de novo? Quem é o senhor, quem sou eu? Perdi minha memória. O que estou fazendo aqui? O médico sem pestanejar:
- Ah, pois não, enfermeira, o pote número 13. – O pote 13 de novo não, porra! – Maravilha, recuperou a memória, está curado !
E o advogado, puto da vida… Levou meu dinheiro de novo. Não é possível, esse cara é um lasarento!
Dessa vez não vou dar chance.’ Uma semana depois lá estava o advogado novamente e… – Mas vejam só, o senhor novamente! Em que posso ajudá-lo dessa vez?
- Pois é doutor, estou acabado dessa vez, perdi o tesão! Não tenho mais vontade de transar com ninguém.
Vejo a Juliana Paes, a Flávia Alessandra, a Ana Paula Arósio e nada... Não tenho mais vontade nenhuma…
O médico pensou um pouco e solicitou: – Enfermeira, o pote número… - Se vier com essa porra de pote número 13 mais uma vez vou foder com o senhor, vou foder com essa sua enfermeira filha-da-puta… vou foder com todo mundo!…
Fonte: http://blogdosanharol.blogspot.com/
Ilha das flores
Gênero: Documentário, Experimental
Diretor: Jorge Furtado
Elenco: Ciça Reckziegel
Ano: 1989
Duração: 13 minutos
Bitola: 35 mm
Local de produção: RS
Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
Ficha Técnica:
Produção Mônica Schmiedt, Giba Assis Brasil, Nôra Gulart Fotografia Roberto Henkin, Sérgio Amon Roteiro Jorge Furtado Edição Giba Assis Brasil Direção de Arte Fiapo Barth Trilha original Geraldo Flach Empresa(s) produtora(s) Casa de Cinema de Porto Alegre Narração Paulo José
Prêmios
Urso de Prata no Festival de Berlim 1990
Prêmio Crítica e Público no Festival de Clermont-Ferrand 1991
Melhor Curta no Festival de Gramado 1989
Melhor Edição no Festival de Gramado 1989
Melhor Roteiro no Festival de Gramado 1989
Prêmio da Crítica no Festival de Gramado 1989
Prêmio do Público na Competição "No Budget" no Festival de Hamburgo 1991
Fonte: http://www.portacurtas.com.br/filme.

"- A lei diz que o que há de mais belo é conservar a calma o mais possível nas desgraças e não se indignar, uma vez que não se sabe o mal e o bem que há em tais acontecimentos, nem se adianta nada, positivamente, em os suportar com dificuldade; nem tudo o que é humano merece que se lhe dê muita importância; e o que poderá acudir-nos o mais depressa possível é entravado pelo desgosto.
- A que te referes?
- À reflexão sobre o que nos aconteceu; e tal como quando se lançam os dados, assim devemos endireitar as nossas posições, pelo caminho que a razão escolher como melhor, e, se nos baterem, não devemos fazer como as crianças, que levam a mão ao sítio da pancada e perdem o tempo a gritar, mas acostumar a alma a ser o mais rápida possível a curar e a endireitar o que caiu e adoeceu, eliminando as lamentações com remédios."
Platão, A República, 604c, tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Título de Jean-Luc Godard.
Fonte: http://bomba-inteligente.blogs.sapo.pt/
Dona Maria, mulher do Caroço, pegou a faca pra cortar o meu pescoço.
-Mas, menino, que bichinho é esse?
-É BARATA!
-Pega o chinelo e mata! Pega no chinelo e mata!
- Ai vocês querem é me matar, não é?
Seu Louro, como era conhecido na dinastia dos poetas Egipisienses, certa vez foi desafiado por Pinto do Monteiro que fez a seguinte provocação: Louro tu é o rei do trocadilho mas, não faz um contigo mesmo:
Sem perder tempo, seu Louro soltou o dedo na viola e versou:
É muito triste ser Pobre
Prá mim é um mal Perene
Trocando o P pelo N
É muito alegre ser Nobre
Sendo por C é cobre
Cobre figurado é ouro
Botando um T fica touro
Como a carne e vendo a pele
T sem traço é L
Termino só sendo LOURO
Deixou grandes artistas como Bia Marinho e Val Patriota. Da união de Bia com Zeto, ficou o gande poeta Antônio Patriota que foi auxiliar de Ariano Suassuna na secretaria de cultura do Estado. Sua esposa, D. Helena, era uma grande professora de poesia egipisiense.
Comentado por Lidinho Cintra — 13 de setembro de 2011 @ 10:22 pm
Fonte: http://oabelhudo.com.br


O site americano PPS (Project for Public Places) publicou um artigo interessante sobre iniciativas urbanas em momentos de crise e que pode ser inspirador para a nossa realidade.
O conceito designa-se por LQC - 'Lighter, Quicker, Cheaper: A Low-cost, High-Impact Approach' (http://www.pps.org/tag/lqc/) e é baseado nos princípios de trabalho incremental (pequenos passos graduais), envolvendo os talentos locais (cidadãos, empreendedores, promotores & autarquias), usando experiências de baixo custo e de escala micro-local numa variedade de ambientes (ruas, praças, frentes ribeirinhas, lotes devolutos).
Um dos vários aspectos relevantes dessa abordagem é que ela consubstancia uma dinâmica de acção local (não obrigatoriamente liderada pela autarquia), que pretende mobilizar o capital social, intelectual, económico e institucional à volta de uma agenda local e de uma visão de futuro.
Na mesma linha de reflexão, Jaime Lerner avança com o conceito de ‘acupunctura urbana’, um conjunto de acções cirúrgicas pontuais que devem procurar contribuir para o ‘equilíbrio vital das cidades, dando prioridade à sua vivência social e animação económica’ e, ao mesmo tempo, ajudar a promover o conceito de ‘cidade compacta’.
O interesse desta abordagem está relacionado com a sua geometria variável já que é possível concebê-la em projectos de micro-escala – recuperação de edifícios devolutos com programas funcionais inovadores – ou em iniciativas de grande escala – ‘projectos urbanos’.
O autor refere que existem alguns atributos indispensáveis para que estas iniciativas resultem: ‘uma sólida base técnica, sensibilidade para os problemas urbanos, sentido colectivo para encontrar soluções, intuição para orientar as acções, capacidade de síntese para transmitir as propostas, habilidade mediática para comunicar as mensagens e, sobretudo, vontade e liderança política’ (Acupunctura Urbana, Lerner, J, 2005).
As iniciativas referidas são particularmente inspiradoras e relevantes para a nossa realidade (nacional e local) e vêm na linha de preocupações semelhantes do ‘Cidades pela retoma, reforma e transição’ (http://ruadasideias.blogs.sapo.pt/ , http://agendalocalpelaretoma.blogs.sapo.p
O momento de particular dificuldade em que vivemos e a necessidade de contribuir com ideias novas para a ‘retoma, reforma ou transição’ sugere que se aprofunde o conceito ‘projectos LOW-COST para cidades’ e se discutam os métodos para a sua identificação, consolidação e (eventual) implementação (http://lowcosturbaninitiatives.blogs.sap
Numa primeira abordagem o conceito em discussão deve ter como objectivo geral a identificação e definição de um conjunto de ‘projectos urbanos’ com potencial de geração de emprego, de animação da actividade económica e social e de organização espacial e funcional das cidades, e que responda às seguintes características:
Sobral tem um ''Arco do Triunfo'', inspirado em Paris, França Um vereador de Sobral, a 233,3 km de Fortaleza, apresentou nesta segunda-feira (12), na câmara do município, projeto de lei para criar na cidade um prédio do mesmo modelo do World Trade Center. O prédio abrigaria a sede da Prefeitura Municipal e as secretarias do município.
O autor do projeto, Rodolfo Basílio (PSB), diz que as Torres Gêmeas seriam um "atrativo para cidade". "Atualmente cada secretaria fica em um local separado. O prédio agregaria todo o secretariado e prefeitura, além de ser um atrativo a mais para a cidade", diz Basílio. O autor da proposta diz também que o prédio poderia ser interpretado como uma homenagem às vítimas do 11 de Setembro, "embora não seja o objetivo principal das Torres", ressalta o vereador.

O vereador diz também que o prédio de Sobral usaria o modelo do World Trade Center, mas em escala menor. "Nossas Torres Gêmeas devem ter de oito a 10 andares, isso ainda não foi definido, mas o modelo é igual ao dos Estados Unidos", explica.
O projeto está sendo discutido na Câmara e o autor tem confiança de que será aprovado no legislativo municipal e terá a sanção do prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT).
Rodolfo Basílio também é autor do projeto de lei que pretende construir uma réplica do Muro das Lamentações em Sobral. O muro no Ceará, explica Basílio, seria um espaço para reunir todas as religiões, "sem preconceito", em um único local. O Muro das Lamentações fica em Jerusalém, Israel, e é um espaço para oração dos judeus.
Referências a outros países
A cidade de Sobral é conhecida no Ceará por abrigar monumentos que fazem referências a símbolos mundiais. No centro da cidade há um modelo do Arco do Triunfo, a exemplo do que há em Paris. Existem também ônibus escolares amarelos com os dizeres "school bus", como em veículos usados no Estados Unidos.

Thomas Hoepker tirou uma fotografia no dia 11 de Setembro de 2001. Nela podemos ver um grupo de cinco pessoas sentadas num paredão em Brooklyn, com as nuvens de fumo das Torres Gémeas do lado oposto. Há dez anos, naquele dia comum de sol e céu azul, três mil pessoas eram assassinadas em Nova Iorque. Jonathan Jones conta no Guardian que a fotografia não foi incluída num livro sobre o 11 de Setembro porque Thomas Hoepker não o permitiu. A imagem era incómoda. Por que pareciam as cinco pessoas tão descontraídas perante o horror? Em 2006, o fotógrafo mostrou a imagem ao mundo. As críticas não se fizeram esperar. Ao grupo sentado em Brooklyn a olhar para Manhattan, bem entendido. Segundo Frank Rich, num artigo no New York Times na altura, eram indiferentes ou simplesmente americanos. A análise dura à falta de empatia dos presentes também não se fez esperar e várias pessoas saíram em defesa daqueles que afinal nada podiam fazer. Mas ninguém questionou a intenção do próprio Thomas Hoepker, importante fotógrafo da Magnum. Talvez Jonathan Jones tenha razão. A vida é feita de momentos por vezes hediondos. Alguns partem. Para outros, a vida continua.
Fonte: http://bomba-inteligente.blogs.sapo.pt/
Numa entrevista publicada na edição de Setembro da Vogue, Christine Lagarde, actual presidente do FMI, repetiu uma ideia antiga sobre a educação dos rapazes. Diz Lagarde que «os homens são os filhos das suas mães», por isso «mais mães devem educar os filhos a respeitar as mulheres e a gostar delas». Falando de como educou os seus dois rapazes, Lagarde explicou que os ensinou a ser autónomos e a não contar com nenhuma mulher para «lhes» fazer a cama ou o jantar. Christine Lagarde, a mais feminina e elegante do quarteto das mulheres mais poderosas no mundo (Merkel, Clinton e Roussef são as restantes), não cultivou nos filhos o espírito de dependência tão apreciado pelos povos do sul da Europa. É provável que a elevada percentagem de songamongas neste mundo tenha sido educada por mães que os protegeu das agruras do trabalho doméstico. Mas nenhum adulto é apenas o fruto do que lhe foi ensinado em pequenino. Se assim fosse, não havia fracassos, nem problemas. Nem pessoas; só fórmulas exactas. Imagino que estes dois rapazes são chiques e úteis como a mãe. Na verdade, a presidente do FMI defendeu na Vogue que a culpa é das mulheres. E, neste caso, tem uma certa razão.
Carla Hilário
Publicado na Tabu, Cinco Sentidos, 9-9-11
Fonte: http://bomba-inteligente.blogs.sapo.pt/
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará ratificou o ponto de vista esposado pela Presidência do TRE-CE, e aprovou, por unanimidade, a contratação do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/UnB) para realizar o concurso público para preenchimento de cargos vagos na Secretaria do TRE e nos Cartórios Eleitorais do Estado do Ceará.