sábado, 30 de julho de 2011

Dia de conhecer melhor minhas origens pernambucanas


Cazuza Santana é o mesmo José Ferreira de Santana cujo nome está na aguada vizinha à casa de Maristela, hoje de Joselba, na saída do Baixio. Acho até que já postei aqui no blog foto da inauguração. Hoje, a antiga aguada - como todas as antigas construções de Ip - está totalmente abandonada. Eu até poderia pensar: conservar não dá dinheiro, não arrebanha votos e portanto não interessa. Em compensação, construir traz grana e votos. Mas acho que nem é o caso de Ip uma vez que lá também não se constroi. As pontes inclusive são obras do governo estadual. Então esta não seria a hipótese mais adequada. De repente, foi o destino inexorável que fez de Ip um município pobre e desmemoriado.
Será que estou, como no filme Os Narradores de Javé, tentando inventar uma tradição ou mesmo encontrar um sentido para preservar uma presumida importância que na realidade só existiu nas nossas afetividades? Deve ser esta a hipótese correta diante de tantas oportunidades perdidas, de tanto abandono, descaso e indiferença coletiva.
Haja forró e cachaça!
ML

Nenhum comentário: