
Pode crer!
Gente de Ipaumirim. Vida de Ipaumirim. Tempos de Ipaumirim. Alagoinha... Ipaumirim...... memória..... raízes... atualidades....... por novos tempos..... novos olhares...... espaço aberto a todos......
Slackline, Rio de Janeiro - Ipanema. from Gustavo Pellizzon on Vimeo.
Amy morreu e nós, os muito românticos, não estamos passando muito bem.
A próxima vítima é a letra de mão. A caligrafia. Nos EUA, caminha para o fim. Pelo menos nas escolas já é quase uma defunta. A charge do Jean, hoje na pág. 2 da Folha, diz tudo sobre o assunto.
Não, não me venha com essa de velho nostálgico. A parada é outra. Não confunda nostalgia com romantismo.
A defesa, nesta taverna virtual, é a do discurso amoroso. Seja escrito no tablet ou no papiro.
Mas... como o carteiro acaba de me entregar uma missiva escrita à mão de moça, com direito a beijo de batom junto da assinatura –que boca grande e linda, meu Deus!- não posso deixar de repetir, ad infinitum, uma das minhas campanhas permanentes.
Ô, mr. Postman, pela volta da carta de amor. Urgentemente. A carta escrita à mão, com local de origem, data, saudações, motivos, papel fininho e pautado.
Debruce a munheca sobre o papiro e faça da tinta da caneta o seu próprio sangue. Agora.
Não temas a breguice, o romantismo, como já disse o velho Pessoa, travestido de Álvaro de Campos, todas cartas de amor são ridículas, e não seriam de amor se ridículas não fossem.
A carta, mesmo com todas as modernidades e invencionices, ainda é o melhor veículo para declarar-se, comunicar afinidades e iniciar um feitio de orações. O meio é a mensagem.
O que você está esperando, vá ali na esquina, compre um belo papel e envelopes, e se devote.
Se tiver alguma rusga, peça perdão por escrito, pois perdão por escrito vale como documento de cartório.
Se o namoro ainda não tiver começado, largue a mão dessas cantadas baratas e curtições facebookianas e atire a garrafa aos mares.
Uma boa carta de amor é irresistível. Vale até copiar aqueles modelos que vêm nos livros. Sele o envelope com a língua, como nas antigas, lamba os selos com devoção, esse pré-beijo de todos os lábios da futura amada.
Às moças é consentido, além dos floreios e da caligrafia mais arrumadinha, a reprodução de um beijo, com batom bem vermelho, ao final, perto da assinatura, como a que recebi agora.
Uma carta, até mesmo de amizade, deixa a gente comovido, como a que me mandou o Fábio Victor, escriba e amigo do Recife, quando habitava a velha e fria Londres.
Que os amigos,e não apenas os amantes, se correspondam, fazendo dos envelopes no fundo do baú as suas histórias de vida.
Pela volta da carta, que já é por si só uma maneira devota, um tempo que se tira, sem pressa, para dedicar-se a quem se gosta. Pela volta da carta, pois o que se diz numa carta é de outra natureza, é o bem-querer em tom solene.
O que você está esperando, meu amigo, minha amiga, largue esse cronista de lado e debruce-se sobre a escrivaninha. Uma mesa de bar ou de um café também são bons lugares para assentar as suas mal-traçadas linhas.
Corra, Lola, corra. Escreva, meu rapaz, escreva!
Fonte: http://xicosa.folha.blog.uol.com.br/arch2011-07-24_2011-07-30.htmlO Senac Paraíba está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes na cidade de Cajazeiras. Os cursos abrangem as áreas de comércio, hospitalidade, beleza, gestão e informática, e terão início em diferentes datas entre os meses de julho e setembro.
Em Cajazeiras, os cursos integram a rede do Programa Senac de Gratuidade, destinado ao atendimento de pessoas de baixa renda, alunos matriculados ou egressos da educação básica de trabalhadores. Estão disponíveis vagas nos cursos de Manicure, Depilador, Vendedor e Operador de Computador, com aulas iniciando entre agosto e setembro. As matrículas serão realizadas na unidade, entre 25 e 28 de julho.
A unidade está localizada na Rua Manoel G. Pedrosa, s/n, no Cocodé, e o telefone para contato é (83) 3531-3553. Mais informações sobre a programação dos cursos disponíveis em todo o estado podem ser obtidas acessando o endereço www.pb.senac.br.
Fonte: DIÁRIO DO SERTÃO com Secom
Ao morrer neste sábado, com 27 anos, a cantora Amy Winehouse se junta ao grupo de artistas famosos que também morreram com essa mesma idade.
Outra coincidência é que, assim como Amy, grande parte deles foram encontrados mortos sozinhos em casa ou em quartos de hotéis. Veja alguns deles:
Jim Morrisson (8/12/1943 - 3/7/1971)
O ex-vocalista da banda de rock The Doors, Jim Morrisson, foi encontrado morto na banheira de um apartamento em Paris. Especula-se que a causa da morte tenha sido por overdose de heroína.
Janis Joplin (19/1/1943 - 4/10/1970)
Outra que também morreu sozinha, Joplin foi encontrada em um quarto de hotel. Ela teria tomado vários drinques e fez uso de heroína 50% pura, o que causou uma overdose.
Jimi Hendrix (27/11/1942 - 18/9/1970)
Um dos maiores guitarristas da história do rock, Jimi Hendrix morreu em Londres depois de inserir cápsulas com anfetaminas e sedativos. Hendrix também teria usado LSD em pó e durante o sono, morreu sufocado no próprio vômito.
Kurt Cobain (20/2/1967 - 5/4/1994)
O ex- vocalista e guitarrista da banda Nirvana, foi encontrado morto em sua casa com um tiro na cabeça. Ele teria se suicidado após consumir uma grande quantidade de heroína.
Brian Jones (28/2/1942 - 3/7/1969)
Membro-fundador da banda The Rolling Stones, Brian foi encontrado morto boiando na piscina em uma mansão de Londres. Ele teria tido uma overdose seguida de afogamento.
Robert Johnson (8/5/1911 - 16/8/1938)
O guitarrista norte-americano de blues morreu vítima de pneumonia. Há versões de que ele contraiu a doença após beber um whisky envenenado com estricnina, preparado pelo dono do bar, com cuja mulher Johnson teria flertado.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/948844-amy-winehouse-e-mais-uma-artista-que-morre-aos-27-anos.shtml
O Ponto de Cultura é a ação prioritária e o ponto de articulações das demais atividades do Programa Cultura Viva.
O que é?
São entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades. Somam, em abril de 2010, 2,5 mil em 1122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais, estéticas e políticas.
O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.
Pode ser instalado em uma casa, ou em um grande centro cultural. A partir desse Ponto, desencadeia-se um processo orgânico agregando novos agentes e parceiros e identificando novos pontos de apoio: a escola mais próxima, o salão da igreja, a sede da sociedade amigos do bairro, ou mesmo a garagem de algum voluntário.
Quando firmado o convênio com o MinC, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 185 mil, em cinco parcelas semestrais, para investir conforme projeto apresentado. Parte do incentivo recebido na primeira parcela, no valor mínimo de R$ 20 mil, para aquisição de equipamento multimídia em software livre (os programas serão oferecidos pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição e o que mais for importante para o Ponto de Cultura.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/culturaviva/ponto-de-cultura/
Seria interessante que a Associação divulgasse o seu projeto ou um pequeno release para que a comunidade conhecesse melhor suas atividades e linhas de atuação.
MUNICÍPIO RECEBE MEDALHAS DE OURO MÉRITO SAÚDE E MÉRITO EDUCACIONAL
O Exmº Sr Prefeito de Ipaumirim esteve na capital pernambucana nos dias 01 e 02 de julho acompanhado da 1ª dama do Município, Elizangela, da Secretária de Educação a Profª Júlia Soráia e da Secretária Adjunta de Educação, a Profª Maria de Fátima Josué, no 42º Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores, promovido pelo Instituto Tiradentes, para receber as medalhas de ouro, Mérito Saúde e Mérito Educacional por aplicar um percentual nas duas secretarias superior ao obrigatório por lei.
Maiores detalhes:
http://www.institutotiradentes.com.br/.