terça-feira, 2 de novembro de 2010

Respondendo


Minha cara eu fui quem fez esse video para um trabalho escolar, e ele está fora de contexto , entendo seu posicionamento quanto a ele , mas esse video não deveria ser postado inclusive não sei quem postou, ele faz. Parte de um todo que poderá ver no link: http://www.youtube.com/watch?v=T4CwHRj0h5E

Caso olhe e não entenda , esse video que está no blog, representa a DOUTRINA TRUMAN que o objetivo era difamar o socialismo, portanto gostaria que retirasse o video já que o mesmo está fora de contexto

Obg: Guilherme Dantas


Olá Guilherme Dantas

Vc é dos meus. Argumenta, explica e assina. Respeito gente assim.
Na internet , como em qualquer mídia, a descontextualização muda o sentido da informação. São os eternos conflitos da edição. Mas tem alguns comentários que eu não posso me furtar de fazê-los.
Quando vc edita e publica, submete-se ao que publica. A iniciativa é do autor, o recorte é dele e as interpretações são livres. É preciso muito cuidado porque as pistas para a interpretação estão registradas no produto publicado. Quanto mais claro e focado, melhor. As pequenas edições seriadas que aparecem na internet - aleatoriamente - estão particularmente abertas a problemas desta natureza.
Uma outra coisa que chama a atenção é o foco na violência física para explicar o pensamento e o espírito de uma época. A violência é uma abominável característica universal que está principalmente presente no obscurantismo das ditaduras.
Quem leu Direito à Memória e à Verdade - Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/.arquivos/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf) sabe que estas coisas abomináveis também aconteceram aqui, no Brasil, há bem pouco tempo. Portanto não são pecados nem pregações dos iluminados na compreensão do mundo. São barbaridades que rondam o lado negro da natureza humana e se expressam quando o poder acredita não ter limites, aqui e em qualquer lugar do mundo.

Uma idéia, um ideal, um pensamento, uma política, uma teoria, uma época podem ser explicitadas considerando também os seus desatinos e suas violências mas é lamentável que esta seja a característica que mais se valoriza. Ainda que a licença poética permita ao artista infinitas liberdades, a história do mundo não se restringe única e exclusivamente ao registros de violência. Reforçar apenas este lado nunca é uma escolha feliz.

A violência é o lado cruel mas a essência dos pensamentos que regem o mundo é de natureza política.
Ao colocar em pauta apenas a violência física estamos nivelando a história do mundo a uma guerra de gangues e não é assim.
Os jovens não podem ver o mundo através das lentes do preconceito. É preciso antes conhecer as idéias e refletir sobre elas. Colocar a violência como horizonte é uma péssima opção.
Mas há uma coisa boa no meio deste episódio: rendeu minimamente uma discussão não fulanizada dos pontos em pauta - isto já é uma evolução - e chama a atenção para o interesse que o assunto desperta.
Talvez seja a hora das escolas promoverem debates, seminários e atividades para atender a uma demanda de conhecimentos da maior importância para a formação da cidadania.
Obrigada pela mensagem e, com todo respeito, retiro o seu vídeo.
ML

Nenhum comentário: