terça-feira, 9 de novembro de 2010

Causo cajazeirense: Prestador de serviço educado era Seu Chiquin da oficina!

Cajazeiras - centro da cidade


Seu Chiquin era um dos mais ricos personagens das estórias de Cajazeiras.

Pequeno, magro, valente todo, respondedor e falador da vida alheia. Com muito humor e oportunidade!

Era proprietário de uma oficina mecânica e, junto com os filhos, tinha uma grande freguesia. Muitos iam à sua oficina muitas vezes mais interessados nas suas tiradas do bom mau humor!

Não perdoava ninguém e descia a lenha em quem não gostava. Suas palavras eram sempre enriquecidas com um cipoal de nomes feios. Era palavrão até 'umas hora'!

Dodô Mangueira, seu pai e seus irmãos foram vítimas constantes do bom mau humor de Seu Chiquin. Mesmo assim, Dodô é um apaixonado pelas tiradas do pequeno grande homem abusado! Vive contando suas peripécias e tem um vasto repertório delas.

E nós sabemos que Dodô tem um modo peculiar de contar as estórias: tem uma voz rasgante, firme e rápida.

Numa das estórias, Dodô Mangueira nos conta que havia um dono de oficina mecânica - de nome Zuca - que era concorrente de Seu Chiquin.

Zuca dizia que a oficina de Seu Chiquin vivia cheia de clientes e ele não entendia o porquê, já que Seu Chiquin era ignorante todo!

Zuca dizia: "- Aqui, na minha oficina, o cliente chega, eu ofereço um banco pra sentar, eu trato bem, dou uma água....Na oficina do Seu Chiquin, o cliente chega e ele diz: "fala chupa pica, já deu o cú hoje?" e mesmo assim a oficina vive cheia!!!

Fonte: http://www.setecandeeiroscaja.blogspot.com/

Nenhum comentário: