sábado, 13 de novembro de 2010

Nossos vizinhos: lembranças compartilhadas


Da série: "Penetras: origens, membros e causos". O Penetra Júnior passeia na lembrança do Cine Cruzeiro, de Seu Eutrópio, na Rua Dr. Coelho, em Cajazeiras!

O Cine Cruzeiro, que ficava na Rua Dr. Coelho, era mais um dos cinemas que existia na época, na cidade de Cajazeiras.. Além do Cruzeiro, do Cine "Teatro" Eden, do Pax e do Cine Apollo XI, hoje, só existem lembranças de todos... Os filmes anunciados e projetados no cinema do seu Eutrópio (pai de Mazinho) não eram lá essas grandes coisas. Mesmo assim, às vezes atraia um bom públlico.

Pois bem. O seu Eutrópio, um sujeito bonachão, com seus 120 quilos de gordura, lá estava no cinema, fazendo de tudo um pouco: descendo e subindo escada, projetando os filmes, e às vezes, até vendendo ingressos. Tudo isso, antes de começar o filme. Era um polivalente...

Na sala de projeção, no 1º andar, ficava ele bem à vontade, com a sua famosa cueca "samba canção", suando que nem chaleira. Para se chegar a esta sala, recorria-se a uma escada de madeira, não muito pesada, encostada na parede, que dependendo da situação e necessidade, podia tira-la e coloca-la com muita facilidade.

Em certa ocasião, quando se assistia a um desses filmes que nem cego quer ver de tão ruim, a "grande" plateia presente no cinema, começa a vaiar, a xingar e de vez em quando nomes feios são ouvidos.

Gritos... Assobios... O nome da mãe de Eutrópio de vez em quando se ouvia... A bagunça é geral... Eutrópio, do 1º andar, via e ouvia tudo o que se passava lá embaixo, Começa a ficar preocupado com a situação. Para ele era novidade aquela manifestação da plateia. Por essa ele não esperava.

O Penetra Mosquito, sabendo que em breve seu Eutrópio desceria para tomar satisfações com o público, teve a brilhante ideia de ir até o local onde se encontrava a referida escada, retirando-a da parede sem que o mesmo percebesse ou tomasse conhecimento. Aí...

Ouve-se um enorme barulho. Era Eutrópio no chão. Gemendo, gritando e se contorcendo de dores... Chamando Jesus de Genesio... O pobre coitado quase morre na queda.

O nome do filme em cartaz: Um Corpo Que Cai...

Hoje, vivo estivesse, não saberia dizer como chegou tão rápido ao chão.

Miguel Junior para o Blog Sete Candeeiros Cajá
Fonte: http://www.setecandeeiroscaja.blogspot.com/


Eutrópio também tinha cinema em Ipaumirim. A ele devemos bons momentos de diversão. O nosso blog já falou um pouco sobre o assunto. As informações que repassamos agora evidenciam o passado comum da região quando Cajazeiras era a "metrópole" que dinamizava a vida daquele pedaço de sertão que incluía também uma área expressiva do centro sul do Ceará.
ML

Nenhum comentário: