quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Sob a indiferença do povo, o oportunismo das alianças


À proposito do descarte de remédios
vencidos noticiado pelo blog de Cajazeiras.

O fato é reprovável, a matéria é discutível. Menos pela intencionalidade explícita e mais pela apuração ligeira que se enriquece em observações ingênuas e tendenciosas.
É conhecido e reconhecido a tradição de Ip em oferecer um serviço de saúde sofrível. Isto não tem nada a ver com partido A, B ou C. O buraco é mais embaixo. A matriz da incompetência tem a ver com as relações que se estabelecem no contexto da politicagem local que insiste em não se modernizar, que se eterniza sem prestar contas a uma comunidade omissa e ociosa que põe a responsabilidade de tudo nas mãos dos governantes. Indiferente aos seus deveres de cidadão e sensível aos fuxicos e benesses do tititi politiqueiro, o que rola mesmo é muita dissimulação, pensando que ainda tem gente que acredita em tanga de sereia.
É assim que se perdem remédios, merenda escolar, oportunidades de oferecer melhores condições de vida, boas propostas de educação, entre outras coisas. O município afunda cada dia mais numa escalada que há bastante tempo começou. Portanto a questão política que se coloca na notícia vale para passado e presente. Oxalá não valha para o futuro.
É possível que sobrem medicamentos? É, sim. O grave é que sobrem porque não foram utilizados quando houve necessidade assim como seria irresponsável utilizá-los indiscriminadamente apenas para não sobrar. É preciso chegar na ferida: sobraram porque não foram utilizados ou porque foram irresponsavelmente administrados? Esta é a questão.
É imperdoável deixar medicamentos vencidos abandonados? Sim, isto é imperdoável. Não se concebe que uma Secretaria de Saúde não tenha noção do que fazer com medicação vencida.
É lastimável a condição de saúde do município mas faz muito tempo que está assim, o que não explica nem justifica a continuidade do caos.
Se continuamos neste joguinho da politicagem miúda, se a comunidade em vez de assumir uma postura responsável continuar vendendo seus votinhos e assumindo o seu minúsculo papel de papagaio de pirata, tudo continua como há muito tempo está.
Enquanto não mudar a mentalidade, ficamos na mesma.
Mudam-se apenas os gestores.
No es lo mismo pero es igual.
Ow politicagem pouco instigante é essa que se exercita em Ip.
ML
Quem se interessar sobre detalhes do remédio:
Medicamento: Rubromicin
Apresentação: 500mg c/20 comprimidosLaboratório: Prati-Donadduzi
Substancia ativa: estolato de eritromicina
Neste site http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/livro_eletronico/Infeccao.html#_Toc24793944 vc vai encontrar descrição detalhada sobre composição, indicações, reações adversas e etc..

Nenhum comentário: