domingo, 31 de janeiro de 2010

Entrega de títulos de sócio benemérito e menção honrosa

Foto do Ipfest

O evento foi bem organizado, os convidados estiveram presentes, tivemos oportunidade de reencontrar vários amigos que há tempo não víamos. Também não vou citar nomes para não correr o risco de esquecer alguém. A cerimônia foi bem conduzida mas aconteceram deselegâncias imperdoáveis.
Perderam o currículo de Luiz Leite da Nóbrega Neto e ainda cometeram a ingenuidade de passar recibo publicamente de tamanho descuido. Informaram que o currículo não chegou a tempo para sua apresentação. Chegou, sim. E por meu intermédio. Foi enviado para três diferentes endereços eletrônicos e nenhum voltou. Chegou, sim, e foi impresso porque minha mãe viu a cópia impressa. Foi enviado no dia 03 de janeiro. Além do mais, ainda que não tivesse chegado, houve tempo suficiente para entrar em contato com o próprio que desde sábado estava em Ipaumirim. Ficar tateando e dando informações desarticuladas como se as tivesse apanhado em qualquer esquina foi um momento desagradável. Além do mais, algumas equivocadas. Não sou partidária de textos laudatórios que beiram à bajulação, são inadequados e há muito caíram da moda. Mas o tratamento desigual foi mais do que deselegante. Foi constrangedor. Que sirva, pelo menos, de exemplo para que não se repita da próxima vez. Não estou creditando o percalço à má vontade, prefiro apostar na falta de habilidade em produzir solenidades harmônicas e adequadas aos seus propósitos explícitos.
Outro vexame foi o atraso de Maria Glaydson Araujo que chegou depois fazendo com que o evento retrocedesse. É preciso informar que ela já estava em Ipaumirim e não chegou atrasada por sua culpa. Ela foi informada que o evento só começaria após a missa. Essa informação também circulou lá em casa e não chegamos atrasados porque optamos pela solenidade. Muita gente estava na missa por conta da informação equivocada e não por desatenção. É preciso, em outras ocasiões, atentar para a uniformização das informações para evitar quebra de protocolo ferindo a formalidade exigida em solenidades desta natureza.
É por estas e outras que acredito que está na hora de considerar estratégias de trabalho que incluam a contratação de profissionais para trabalhar na produção das atividades festivas da ACRI.
Após o final do evento, houve a venda da revista produzida pela equipe do IPfest. Se houve lançamento, no dia anterior, eu não sei porque não estive presente. Lançamento é sempre uma coisa que acaba ficando pendente quando falta uma estratégia de apoio na divulgação. Isto acontece em vários lugares, fica uma coisa tipo cego em tiroteio, quase sempre fica perdida no meio da festa e não tem nunca a repercussão merecida.
Algumas reflexões que, acredito, precisam ser discutidas, a curto e médio prazo, pela ACRI:
- na próxima eleição, considerar a inclusão de outros nomes que poderão participar da composição da diretoria. É sempre bom renovar idéias e compartilhar com os outros a experiência acumulada.
- abrir espaços para outras atividades, sempre submetidas aos critérios explícitos da ACRI.
- preocupar-se com a formação de lideranças jovens que possam dar continuidade ao trabalho e propostas da ACRI no futuro.
- discutir a profissionalização da produção do evento contratando empresas especializadas.
Para finalizar, quero parabenizar a diretoria da ACRI, através do seu presidente Dr. Anchieta Nery, que fez uma festa bonita, organizada e bem concorrida. Falhas acontecem mas o tempo existe para corrigi-las.
Para fazer um painel do período, esta semana, dedicarei o blog às festividades.
ML
Recife, 31.01.2010

Nenhum comentário: