domingo, 27 de dezembro de 2009

Domingo Memorioso

Argemiro Felizardo Vieira, filho de Vicente Felizardo Vieira e Joana Maria de Lima (Dondon), nasceu em 25.12.1910 no distrito de Olho d’Água do Melão, atual Felizardo.

Carteira profissional de Argemiro


Trabalhou na Indústria Algodoeira São Francisco, de propriedade do seu pai, no princípio uma bolandeira que funcionou inicialmente no distrito. Com crescimento da empresa, em 1925, foi transferida para Alagoinha e recebeu o nome de Indústria Algodoeira São Francisco que funcionava na Rua Bento Vieira. mas em 1925 foi transferida para Alagoinha.
Com o falecimento de Vicente Felizardo, e AM morte anterior do filho Bento e de Dondon logo após a morte do marido, a empresa desestabilizou e os filhos resolveram encerrá-la. “Havia um débito para com o Senhor Cícero Fernandes de Sousa, cidadão com quem mantinham comércio de algodão na cidade de Mossóró, Rio grande do Norte, e com este, foi feita uma negociação entregando a indústria como prova de quitação de débito. (...) O senhor Cícero Fernandes de Sousa conduziu os negócios dessa indústria durante anos com outra razão social, Sousa Fernandes & Cia que posteriormente passou para outro empresário.” A usina foi comprada pelos Irmãos Alexandre e Romeu Montoril, da cidade de mauriti. Com a falência da indústria, as máquinas foram vendidas para o Paraguai.
Foto da antiga Usina Sousa Fernandes & Cia
“Em 1932 foi nomeado para o cargo de Preposto Municipal da povoação de Alagoinha, no lugar de Eduardo Pessoa Costa. (Registro da página 54 do livro: Umari, Baixio, Ipaumirim)
Eleito vereador por três vezes, conforme a seguir: Pleito de 1962, Gestão de 1963 a 1966, no Governo Expedito Dantas Moreira; Gestão 1967 a 1970, governo Ademar Barbosa; de 1974 a 1977, governo Cairo Arruda.”

Argemiro entre Padre Alcântara e Dom Vicente Matos

“Era uma pessoa bastante extrovertida, dotado de uma voz bonita e sempre estava deleitando os ipaumirinenses com as suas melodias.” (do livro: Em família, de Maria Flaucineide Vieira Chagas (Cineide) e Raimunda Vieira Rolim (Mundinha). Gráfica Real. Edição do autor. Cajazeiras. 2004)
Casado com Maria Nery Vieira, natural de Brejo da Madre de Deus no interior de Pernambuco, tiveram sete filhos.

Descendência de Argemiro Felizardo Vieira e Maria Nery Vieira:
1. Raimundo Nery Vieira (falecido) casado com Edileuza Farias (Neném)
Filhos do casal: Conceição, Luizinho, Francisco de Assis e Liduína.
2. Francisco Aldeísio Nery Vieira
São filhos do seu 1° casamento com Terezinha Paiva Nóbrega: Leoberto, Leotácio, Leilton, Leoton (falecido) e Nailê. Do 2° casamento com Ivanise, são filhos: Viviane e Júnior
3. José Nery Vieira (Anchieta) casado com Maria Salete Vieira
Filhos do casal: Argemiro Neto, Geórgia e Arabelle.
4. Antonio Nery Vieira (Otoni) casado com Najla Said.
Filhos do casal: Tuffy, Samí e Karine.
5. João Nery Vieira
No primeiro casamento, com Jucy vieira, teve os filhos: Jucineury e Cleiton. No segundo casamento, com Zigomar, não houve filhos.
6. Sebastião Nery Vieira (Lau)
Do primeiro casamento com Fátima (falecida), teve Alexandro e Sebastião. Do segundo casamento com Maria das Graças Pontes, são filhos: Semárya, Ismárya e Allanya Maria.
7. Luiz Nery Vieira (Lila)
Do primeiro casamento com Amazonina Nogueira , são filhos: Kyldare, Kélcia, Kilcion e Keury.
Da segunda união com Lúcia Barbosa, não há filhos.

As informações contidas no texto foram retiradas do livro Em família, de Maria Flaucineide Vieira Chagas (Cineide) e Raimunda Vieira Rolim (Mundinha). Ed. Do autor. Gráfica real. Cajazeiras. 2004.
Outras informações e as imagens foram obtidas diretamente com Dr. José Nery Vieira (Anchieta)

Um comentário:

Anônimo disse...

Qualidade mesmo!