quarta-feira, 6 de março de 2013

MPCE firma TACs em Ipaumirim sobre concurso público e salário de servidores




O Ministério Público do Ceará [MPCE] firmou dois Termos de Ajustamento de Conduta [TAC] com o prefeito de Ipaumirim, Wilson Alves de Freitas.

O primeiro é referente à realização de um concurso público municipal. O outro, sobre o pagamento dos salários atrasados dos servidores públicos.

Os documentos foram assinados na última quarta-feira [27], por iniciativa do promotor de Justiça Leonardo Marinho de Carvalho Chaves.

Sobre o concurso público, de acordo com o TAC, a Prefeitura tem até o dia 31 de outubro deste ano para realizar e homologar o certame, nomeando os aprovados e exonerando todos aqueles que foram contratados temporariamente de forma irregular.

De acordo com o MPCE, o Município fica proibido de contratar novos funcionários temporariamente, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil, que recairá na pessoa física do prefeito, sem prejuízo de outras medidas legais que podem ser adotadas a critério do MP.

Segundo o promotor de Justiça, o documento já vinha sendo estudado pelo MP com a finalidade de regularizar o quadro de servidores municipais, que atualmente está com um elevado índice de pessoas contratadas temporariamente, em inobservância à Constituição Federal de 1988.

“Muito embora o TAC seja uma exigência do Ministério Público, contamos com a sensibilidade do gestor municipal de Ipaumirim, que atendeu e compreendeu a necessidade de se adequar à Constituição”, comentou Leonardo Marinho.

O outro TAC trata sobre a normalização do pagamento dos servidores públicos. Pelo documento, o Município poderá parcelar os valores atrasados em até dois meses, com a primeira parcela a ser paga já no próximo mês de abril. Caso o acordo seja descumprido pelo Município, será aplicada uma multa diária no valor de R$ 1 mil, a ser paga pelo próprio prefeito municipal. 

Deu no Icó é notícia.

Nenhum comentário: