domingo, 27 de março de 2011


Zanzando pela net encontrei um blog fantástico pra quem gosta de poesia popular: http://cantoriasecordeis.blogspot.com

Selecionei alguns versos com motes bem sugestivos. Se você gosta, vale a pena visitá-lo porque está uma beleza e tem muito mais. Grandes poetas populares do Nordeste podem ser lidos e escutados. Adorei.

***

Tem noites que chego em casa

Encontro a porta batida

Já tem outro na dormida

Debaixo de sua asa

Enquanto ele manda brasa

Eu espero na janela

Só vou a procura dela

Quando o outro vai embora

Quanto mais ela namora

Mais eu sou louco por ela

(Valdir Teles)


***

Quando a primeira partiu

A segunda apareceu

Mas o culpado fui eu

E depois todo mundo viu

A segunda me traiu

A primeira não traía

Não fumava e nem bebia

A outra fuma e namora

Do jeito que estou agora

Se ela voltasse eu queria

(Zé Cardoso)

***


Não existe mais respeito

Nos namoros de hoje em dia

Rapaz que tem companheira

Não leva Salve Rainha

Mas leva uma camisinha

Escondida na carteira

Tira a roupa da parceira

Mama chega o peito esfria

Chupa na língua macia

Como quem chupa confeito

Não existe mais respeito

Nos namoros de hoje em dia

(Louro Branco)

***


Vi um casal na calçada

Ela com ele abraçado

Ele na boca colado

Ela na língua enganchada

Uma velha admirada

Dizia: "Vixe Maria!"

E com tristeza dizia:

"Eu nunca fiz desse jeito"

Não existe mais respeito

Nos namoros de hoje em dia

(Zé Cardoso)


*** .


Louro Branco, na minha trajetória

Neste mundo eu vi tudo que queria

No avanço da tecnologia

Vi o homem coberto de vitória

O Brasil assinando moratória

E vi governo vendendo continente

Vi Tancredo ganhar pra presidente

E deixar tudo nas mãos de Zé Sarney

Vi de tudo no mundo e não achei

Cantador pra cantar na minha frente

(Zé Cardoso)

***


Eu vi Lula ganhando essa parada

E Zé Serra tombando pra cair

Vi Tancredo ganhar sem assumir

E vi Collor assumir sem fazer nada

Vi uma mulher toda enrolada

Sem poder disputar com o presidente

Perguntei: "quem é ela, finalmente?"

Me disseram: "É a filha de Sarney"

Vi de tudo na vida e não achei

Cantador pra cantar na minha frente

(Louro Branco)

***


A velhice rasgou a fantasia

Que enfeitava meus tempos de ilusão


O sinal do fututo está vermelho

Minhas pernas parecem paralíticas

Minha boca só sabe fazer críticas

Reclamar de menino e dar conselho

Quando fico diante de um espelho

Vejo a imagem de uma assombração

Porque tenho mais rugas na feição

Do que gente assistindo a cantoria

A velhice rasgou a fantasia

Que enfeitava meus tempos de ilusão

(José Fernandes)

***

Tenha amor queira bem e fique ausente

Pra saber quanto dói uma saudade


Pra quem ama saudade é mais que drama

É a lança cruel e agressiva

Que saudade não mata com missiva

Com bilhete nem carta e telegrama

Não importa o período de quem ama

Na segunda ou na terceira idade

O que falta é ter proximidade

Que o calor é quem mais ajunta a gente

Tenha amor queira bem e fique ausente

Pra saber quanto dói uma saudade

(Ivanildo Vilanova)


***


Quem nunca tiver pecado

Atire a pedra primeira


Atire a pedra na gente

Homem que nunca traiu

Garçon que nunca cuspiu

Na comida do cliente

Idoso que vira crente

Pra não ter feito besteira

Moça muito interesseira

Que não goste de casado

Quem nunca tiver pecado

Atire a pedra primeira

(Edmilson Ferreira)


Nenhum comentário: