segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Memória das ruas de Ipaumirim


Esta semana será particularmente dedicada à divulgação do Projeto Memória da ruas de Ipaumirim que está sendo desenvolvido pela Escola Estrela Guia. Até o fim do projeto, o nosso blog acompanhará as etapas divulgando as atividades desenvolvidas e a colaboração de todos. Para que conheçam a seriedade do trabalho, publicamos na íntegra o projeto de pesquisa que já está disponível no blog da escola. Conhecendo os detalhes, fica mais fácil colaborar tornando a iniciativa mais dinâmica onde a instituição e a comunidade se integram num trabalho coletivo com resultados que poderão subsidiar outros trabalhos de pesquisa.





Memória das ruas de Ipaumirim

A Escola Estrela Guia sente-se feliz ao realizar o Projeto "Memória das Ruas de Ipaumirim" que começou a ser desenvolvido neste mês (setembro), e tem previsão de conclusão para o início de dezembro.
Bom salientarmos, que o mesmo, foi idealizado por Maria Luiza Nóbrega que certa vez, ao conversar conosco,Adicionar imagem nos falou o quanto gostaria de desenvolver um projeto que envolvesse a comunidade local, a fim de levá-la a conhecer um pouco mais sobre a nossa terra, resgatando o valor da nossa cidade, e, uma vez que não podia acompanhar esse trabalho pessoalmente, gostaria de apoiar uma escola que por ele se interessasse.
Então, depois de alguns meses trocando idéias com as professoras e contando com a colaboração de Maria Luiza, rascunhamos o projeto e passamos então, da teoria à prática.
Contamos ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Rádio ACABAN FM e do amigo Edgler Ferreira, e, esperamos a participação de todos para fazermos desse trabalho algo realmente voltado para à comunidade em forma de documentário sobre a origem de nossas ruas.

MEMÓRIA DAS RUAS DE IPAUMIRIM

Objetivos:
Geral:
Despertar na criança o espírito de cidadania através do conhecimento da memória da cidade.

Específicos:
1. Exercitar o aluno no desenvolvimento de tarefas coletivas inserindo-as no contexto da sua própria comunidade;
2. Identificar as ruas que compõem o perímetro urbano da cidade de Ipaumirim;
3. Conhecer a origem de cada rua , a razão do seu nome, personalidades que ali residiram e/ou residem, eventos e informações interessantes que porventura ocorreram ou ocorrem em cada rua e que são do interesse da comunidade;
4. Produzir informações que permitam caracterizar as ruas, identificando também os seus problemas atuais;
5. Contribuir para a construção da memória da cidade.

ETAPAS DE REALIZAÇÃO

1ª etapa: Levantamento de informações sobre a origem da nossa cidade, leitura do mapa municipal e levantamento do total de ruas. Distribuição das ruas por equipe de trabalho. Visita à Prefeitura Municipal para ter dados mais precisos sobre a época que cada rua foi criada;

2ª. Etapa: Visitar as ruas previamente escolhidas para fotografar suas peculiaridades;

3ª. Etapa: treinamento do grupo de pesquisadores Cada pesquisador será identificado com um crachá que contem o seu nome, a sua classe e o nome da escola;

4ª Etapa: levantamento de dados: registro fotográfico e realização de entrevistas.
Seleção de entrevistados: além de moradores da própria rua poderão ser entrevistadas pessoas idosas da cidade, entre outras que conhecem a história do município) com a finalidade de conseguir informações que possam subsidiar o roteiro do trabalho.
Roteiro do trabalho nas ruas selecionadas: entrevistar pessoas residentes na rua, priorizando moradores mais antigos ainda residentes ou que lá residiram e já se mudaram.

1. Nome antigo da rua;
2. Nome atual;
3. As primeiras casas, os primeiros moradores, se ali nasceu alguém que se destacou. O que existia antes da rua;
4. O que o entrevistado acha que caracteriza a sua rua;

5ª etapa: Buscar registros fotográficos antigos que por acaso existam da rua e/ou de algum monumento, etc..

6ª. Etapa: Produção do material informativo sobre as ruas.

7ª etapa: Divulgação do produto final e programação para o encerramento do projeto.

Nenhum comentário: