quarta-feira, 15 de setembro de 2010

15 de setembro: aniversário de Umari


Além de Baixio, outra comemoração acontece na região, nesta quarta-feira (15).

Trata-se do vizinho município de de Umari, que completa seus 54 anos, a mesma idade da emancipação de Baixio. Conheça mais da história da terra dos umarienses, próximo ao Icó.


HISTÓRICO - O topônimo (nome) Umari vem do Tupi Guarani e indica uma planta muito comum na região, das árvoes da família da Icacinaceae.
Chamou-se inicialmente Gado Bravo e Baixio. Suas origens remontam aos primórdios do século XVIII, quando aí se estabeleceram colonizadores originários especialmente da Paraíba e de Pernambuco.

FRANCÊS - Umari Progredia, formando um arraial. No final do mesmo século, acostou no reduto o francês Josep Aleth Douilétte, vítima de das remanescentes perseguições do plenipotenciário Marquês de Pombal.

Nessa oportunidade enamorou-se o francês de uma jovem moradora do lugar. Uniu-se a ela matrimonialmente e fez progresso.

Intrigado com o costume segundo o qual as pessoas que morriam eram levadas a sepultamento no cemitério de Icó, distante em aproximadamente 50 km, tratou de mover campanha através da qual seriam adquiridos fundos para construção de um cemitério e uma capela.

Esta capela veio a se tornar, atualmente, a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, construída em meados do século XVIII.

ELEVAÇÃO - Umari foi elevado à categoria de município com a denominação de Umari, pela lei estadual nº 3338, de 15 de setembro de 1956, desmembrado de Baixio, sede no antigo distrito de Umari. Constituído do distrito sede que foi instalado em 08 de setembro de 1957.

Pela lei municipal nº 036, de 18 de abril de 1991, foi criado o distrito de Pio X e anexado ao município de Umari. Em divisão territorial datada de 1 de dezembro de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Umari e Pio X, até os dias atuais.

Fonte: http://www.icoenoticia.com/2010/09/umaria-festeja-54-anos-de-emancipacao.html

Nenhum comentário: