domingo, 4 de dezembro de 2011

Enviado por Fátima Osório

Retrospectiva da Educação de Ipaumirim-Ceará

(2001 a 2008)

Creio que a reportagem postada pela educadora Vilauba, descreveu corretamente o que significa IDEB, portanto, dentro do possível serei breve em dizer que os resultados citado da educação do nosso município de 2005 a 2007 na verdade não foram satisfatórios, porém preciso lembrar que a nossa educação em 2001 encontrava-se defasada pelo sistema implantado, até então. A Rede Municipal de Ensino era composta por 34 unidades escolares, sendo 10 na Zona Urbana e 24 na Zona Rural. Todas as escolas da Zona Rural funcionavam no Regime Multisseriado, sendo esse um regime ultrapassado que não atendia as expectativas de aprendizagem dos alunos, visto que a grande maioria chegava a 5ª série sem condições de acompanhar o nível esperado, pois não exerciam o pleno domínio da leitura e da escrita. Pensando em melhorar as condições do ensino-aprendizagem, entendemos que essas escolas teriam que funcionar em regime de seriação. Para isso, estudamos uma forma de reordená-las de modo que os alunos tivessem um acompanhamento pedagógico adequado e conseqüentemente melhorasse a qualidade dos mesmos, levando em conta ainda o quesito de adequação idade-série. Em 2002 iniciamos o ano letivo com o ordenamento parcial das escolas. Em 2003 já podemos observar uma pequena mudança que nos levou a agregar mais escolas para as escolas Núcleos. No ano de 2005 foi feita a nucleação total, ficando apenas 4 unidades escolares, duas na sede, uma no Distrito de Felizardo e outra no Distrito de Canaúna, todas com núcleo gestor completo e com formação adequada ao cargo, a educação infantil também teve sua reforma, ficando adequadamente dividida por idade em suas salas, a Educação de Jovens e Adultos passou pelo mesmo, pois também funcionava no sistema de multisseriado, passou a ter professores por disciplina dentro da sua área. Contudo, podemos afirmar que a nossa educação ficou arrumada para um desempenho com ótimos resultados, pois o aluno que fez o 1º ano em 2005, em 2008 estaria cursando o 4º ano e hoje deve está concluindo o 7º ano, tendo assim os resultados de um sistema bem organizado, o que faz reconhecer a importância do regime de seriação que tem como base o Artigo 3º. Da Resolução nº. 387/2004 do Conselho de Educação do Ceará que dispõe sobre a Nucleação de Escolas Públicas. Vale lembrar ainda que em agosto de 2007 foi implantado o PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa, onde tivemos como gerente a Stª. Vilauba, e uma equipe qualificada para cada cargo. Ficando mais alguns programas e projetos a serem executados que ajudaria ainda mais na melhoria do ensino-aprendizagem, podemos citar apenas os mais relevantes, como:

- PROINFO (TELECENTRO COMUNITÁRIO DE COMPUTADORES NAS ESCOLAS);

- PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO;

- PROINFANCIA (CONSTRUÇÃO DA UNIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL),conforme Resolução do FNDE nº 006 de 24/04/2007;

- CONVENIO DE AÇÕES DO PAR (REFORMAS DAS ESCOLAS E OUTROS A SEREM REALIZADAS ATÉ 2011),

A retrospectiva é de bases solidas, que podem revelar significados antes despercebidos, assim poderá refletir e referenciar o trabalho desenvolvido na educação do nosso município, claro que para citar todas as ações realizadas, seria impossível fazer isso como resposta. Visto que a educação se faz além do espaço escolar, fugindo ao imediatismo e passando por inúmeros aspectos e “espaços” onde é construída a atividade humana na sua grande diversidade, ou seja, na família, na sociedade e em toda forma de interação na qual todos os indivíduos tomam parte.

Maria de Fátima Osório Vasconcelos

Ipaumirim, 04/12/2011

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