domingo, 11 de dezembro de 2011

Deu no Icó é noticia

Há 58 anos, através da lei estadual nº 2161, de 12 de dezembro de 1953, Ipaumirim, até então distrito de Baixio, torna-se município, tendo o próprio Baixio como distrito.

Este ato, confirmado no dia 1º de janeiro de 1954, é festejado neste domingo [11], data na qual foi declarada oficialmente a emancipação política aos ipaumirinenses.

E a comemoração será realizada com uma festa pública, com as bandas Vicente Nery & Cheiro de Menina, Bole Bole e Forró Real.

IPAUMIRIM E SUA HISTÓRIA - Localizado atualmente na divisa do Ceará com a Paraíba, Alagoinha, antiga denominação do lugar, se caracterizava por suas boas fazendas, bons açudes e estradas que ligavam e ligam centros produtores e de maior densidade demográfica. Hoje é um dos principais municípios da região circunvizinha ao Icó e detém de uma população de 12.009 pessoas, de acordo com o Censo 2010 consolidado.



Conhecido antigamente pela denominação de Alagoinha, era de Umari. A região é lembrada pela crônica histórica do Francês Joseph Aleth Doullette, que citava o rápido progresso da localidade em virtude do seu comércio com Cajazeiras, na Paraíba.


Em um dos primeiros censos, no ano de 1920, Alagoinha figura como distrito de Umari. Logo após, em uma divisão administrativa de 1933, a localidade responde ao município de Baixio. Em 30 de dezembro de 1943, o decreto-lei estadual nº 1114 modifica o nome de Alagoinha para Ipaumirim.

A divisão territorial de 1º de julho já confirma Ipaumirim no município de Baixio. Em seguida, na data comentada inicialmente no texto, em 12 de dezembro de 1953, Ipaumirim torna-se município e Baixio seu distrito.

A confirmação vem em 1º de julho de 1955, quando a divisão territorial de Ipaumirim assim divide o município: Sede, Baixio, Felizardo e Umari. A lei estadual nº 3338, de 15 de setembro de 1956, desmembra do município de Ipaumirim os distritos de Baixio e Umari, ambos elevado à categoria de município.

A divisão territorial de 1º de julho de 1960 aponta que o município de Ipaumirim detém de dois distritos: sede e Felizardo. Na data de 14 demarço de 1991, é criado o distrito de Sítio Velho e anexado ao município de Ipaumirim. Esse novo distrito mudou seu nome para Canaúna.


***********
Bem que eu gostaria de escrever algo sobre IP mas este dezembro não está me dando folga. Credo! Nunca vivi um mês tão tirano.
ML

Nenhum comentário: