sábado, 14 de dezembro de 2013

Nelson Mandela



Por Cairo Arruda
 (membro da ACI)

A repercussão que ainda está causando no mundo inteiro, a morte do sul africano Nelson Mandela – que hoje está sendo sepultado na Vila de Qunu, onde viveu boa parte de sua infância -, é uma demonstração clara e evidente da carência de líderes natos, e cujas vidas servem de verdadeiro exemplo para outras gerações.
A consagração espontânea e sincera de que foi alvo partindo de crianças, jovens e idosos – é um fato inédito, por assim dizer, que chama a atenção de todos nós. E não podia ser diferente, dado o que ele foi para o seu povo, em todos os momentos de sua existência (que durou 95 anos).
O seu papel de pacificador autêntico, justo, íntegro, humilde e habituado a perdoar, marcará para sempre a sua história.
Não foi por acaso, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz, e sim, por mérito.
Dos seus funerais, estão participando inúmeros Chefes de Estado, o Secretário Geral da ONU, e lideranças outras mundiais, em reconhecimento aos seus feitos em favor da justiça e da paz de sua gente, como cidadão comum e homem público, servindo de referência para outros povos.
Como é sabido, lutou destemida e obstinadamente pela unificação e a harmonia no seio do povo que governou com justiça e integridade; e nem a prisão durante 27 anos, fê-lo arrefecer, e deixar de continuar lutando pela concretização dos seus ideais libertários. Pelo contrário, o cárcere serviu para reforçar ainda mais, o seu espírito de luta contra o Apartheid.
Era um obstinado admirador dos esportes, tudo tendo envidado para que a Copa do Mundo de 2010 acontecesse no seu país, aliás, com muito brilho, e dela participando ativamente, (mesmo com a idade  avançada e a saúde comprometida). Como sabemos, não é fácil, uma nação bancar o maior evento esportivo mundial. Veja-se o esforço que o Brasil está fazendo para sediar a Copa de 2014!
A vida de Madiba – como era mais conhecido no âmbito dos seus conterrâneos – era um livro aberto.
Um homem desprovido de qualquer sentimento de vingança e ódio.
Aproveito o ensejo, a ocasião, para louvar, sem nenhum outro interesse, a iniciativa político-liberal da Presidenta Dilma Rousseff, em levar na sua comitiva, para assistir às exéquias de Nelson Mandela, os ex-presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Melo, José Sarney e Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário: