Faleceu no dia 26 de maio, aos 85 anos, na cidade de João
Pessoa, Dona Zelita Sarmento. Deixa
viúvo Raimundo
Abrantes Sarmento ( Seu Chagas Sarmento). Seus 05 filhos: Ronaldo, Ricardo,
Rusbene, Otávio e Leila, noras, genro e 11 netos unem-se às orações de todos
que partilham com eles este momento de recolhimento.A missa de sétimo dia será
amanhã, dia 01.06, em João Pessoa. Também haverá missa em Terezina onde reside
Ronaldo e família. Os mais jovens de IP não devem lembrar-se deles que viveram
um bom tempo entre nós e deixaram boas
lembranças.
Gente de Ipaumirim. Vida de Ipaumirim. Tempos de Ipaumirim. Alagoinha... Ipaumirim...... memória..... raízes... atualidades....... por novos tempos..... novos olhares...... espaço aberto a todos......
sexta-feira, 31 de maio de 2013
A arte de terminar um caso de amor na hora certa
Muitas vezes deixamos a história ir além do que deveria e com isso destruímos grandes recordações
.
Li outro dia trechos do livro de memórias escrito por Napoleão quando, miseravelmente abatido e doente, aguardava a morte na Ilha de Santa Helena.
Napoleão me impressiona não pela genialidade militar ou pela grandeza histórica. O que realmente me admira em Napoleão são suas observações pessoais e amorosas.
Napoleão, quando estava voltando de alguma campanha no exterior, mandava avisar Josefina.
O libidinoso general queria que ela parasse de tomar banho para recebê-lo com cheiro de mulher. Cheiro de mulher. Não há essência que se compare remotamente em poder de arrebatamento ao cheiro de mulher. Napoleão tinha toda a razão. A sorte da multibilionária indústria de perfumes femininos é que as mulheres não concordam com Napoleão. E gastam muito dinheiro para alterar o melhor cheiro do mundo.
(Em italiano a frase soa ainda melhor. Profumo di donna, nome de um filme italiano do qual lembro apenas isso, o nome. Há alguns anos Al Pacino foi o protagonista de uma refilmagem.)
De um modo geral, quanto menos a mulher se afasta dela mesma, tanto melhor. Seios naturais, de qualquer tamanho, são melhores que seios com silicone. Cabelos naturais são melhores que cabelos mentirosos. O cheiro pessoal e intransferível de cada mulher é melhor que o melhor perfume.
Mas o que mais me tocou na leitura do memorial de Napoleão foi uma frase que li no prefácio.
Não era exatamente uma reflexão amorosa, mas se presta com perfeição às histórias de amor. Acho que o prefácio era de Malraux, mas não estou certo. Como vocês sabem muito bem, minhas certezas são raras. Cada vez mais raras.
A frase dizia mais ou menos o seguinte: tudo que restava a Napoleão, quando decidiu escrever seu relato em Santa Helena, era lutar pela posteridade.
Era sua luta mais importante. Mais que Waterloo, mais que Austerlitz, mais que qualquer outra. A luta pela posteridade. As palavras poderiam fazer por Napoleão o que a espada não conseguira.
E fizeram.
Napoleão venceu a luta pela posteridade. A imagem do grande corso é ensolarada como certas manhãs de dezembro na Vila Mar.
Lutar pela posteridade. Às vezes não restam mais opções que essa para o homem e a mulher. É uma situação típica dos finais de caso. O amor já foi derrotado, inapelavelmente derrotado, como Napoleão em Waterloo, e mesmo assim a gente segue cegamente em frente num caminho de sofrimento, angústia, agressões, humilhações.
E então perdemos a luta pela posteridade. A imagem que guardamos de um caso de amor que teve tantas coisas sublimes fica irremediavelmente danificada como uma fotografia cortada por uma tesoura.
É preciso ter coragem para reconhecer quando não resta mais que a luta pela posteridade num romance.
Somos sempre tentados a ir adiante, na esperança caótica e vã de ressuscitar o que está morto.
Eu perdi algumas lutas pela posteridade. Tenho derrotas doídas em história. Lamento o erro amoroso de não ter me recolhido a minha Santa Helena particular em certas ocasiões.
Lembranças que poderiam me aquecer nos momentos de frio pela vida afora foram destruídas em finais de caso que se estenderam além do que seria razoável.
Saber a hora de terminar o romance em nome da posteridade talvez seja a forma mais sublime, e mais difícil, de sabedoria amorosa. Admitir que o único porto que resta é Santa Helena exige uma coragem de Napoleão.
(Fábio Hernandez)
Fonte:http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-arte-de-terminar-um-caso-de-amor/
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Onda de violência contra as mulheres vira epidemia
Os últimos números divulgados em São Paulo e em todo o país mostram que os casos de violência contra mulheres estão se transformando em verdadeira epidemia, sem que as autoridades de segurança encontrem formas de enfrentar a emergência do problema a não ser discutir prováveis causas e medidas paliativas como a distribuição de cartilhas e o mapeamento de criminosos.
Embora na semana passada o governador paulista Geraldo Alckmin tenha anunciado no "Jornal da Record News" uma diminuição dos índices de violência, ficamos sabendo nesta terça-feira que 37 mulheres foram estupradas por dia _ por dia, repito! _ em São Paulo no primeiro quadrimestre de 2013 _ um aumento de 20,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o estupro foi o crime que mais aumentou nos últimos anos em São Paulo.
Para se ter uma ideia da brutalidade que isso significa, é como se um ônibus lotado de mulheres fossem estupradas a cada dia no maior e mais rico Estado do País. No Rio de Janeiro, o número de estupros cresceu ainda mais: 24% no ano passado, chegando a 1.972 casos na cidade.
Entre 2001 e 2010, segundo levantamento do Instituto Avante Brasil, publicado hoje no site "Carta Maior", 40 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. De acordo com estudo do Banco Mundial citado pela publicação, mulheres de 15 a 44 anos correm mais risco de sofrer estupro e violência doméstica do que câncer, acidentes de trabalho, guerra e malária.
Apenas na cidade de são Paulo foram registrados 1.113 casos de estupro este ano. E o que fazemos para enfrentar esta escalada da violência contra as mulheres? O Conselho Estadual da Condição Feminina, ligado à Casa Civil do governador Geraldo Alckmin, anuncia que será feito um levantamento no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública nas próximas semanas "para identificar um perfil destes estupradores", segundo o jornal "Folha de S. Paulo".
Além disso, será distribuída uma cartilha para orientar mulheres sobre como agir para evitar estupradores. Posso imaginar mulheres voltando para casa da escola ou do trabalho por ruas escuras, desertas e desp0liciadas pedindo licença ao estuprador para consultar o que a cartilha recomenda.
O problema é muito mais grave do que sugere a reação das autoridades, que atribuem o aumento dos índices a uma mudança na lei que passou a considerar estupros crimes que antes eram registrados como atentados violentos ao pudor, mas o mais grave é que 90% das mulheres violentadas não buscam auxílio médico imediato para evitar a gravidez indesejada.
"O dado sinaliza que o trauma faz com que a primeira reação das mulheres ainda seja a reclusão. Só depois, quando percebem a gravidez, é que elas passam a tomar atitudes e enfrentam o problema", diz a psicóloga e mestre em Saúde Pública Daniela Pedroso.
Em 61% dos casos estudados por Daniela Pedroso, o autor era desconhecido da vítima, mas a delegada Celi Paulino Carlota, da 1ª Delegacia da Mulher, constata exatamente o contrário: "Em 90% dos casos que temos aqui o autor conhecia a vítima. Era pai, padrasto, avô ou até amigo em algum site da internet".
A crescente violência contra a mulher no Brasil chamou a atenção da imprensa mundial, como se pode ver em reportagem publicada hoje pelo "New York Times" e reproduzida aqui no R7 (leia aqui), depois que estupradores violentaram uma estudante norte-americana de 21 anos na mesma van em que haviam cometido o mesmo crime contra uma menina brasileira de 14 anos, uma semana antes.
O governador carioca Sergio Cabral não se mostra muito preocupado com o problema, segundo o relato do NYT, ao afirmar que o Rio "está vivendo um momento vigoroso com grandes eventos e investimentos". Parece que no Brasil cidadãos e seus governantes vivem em mundos e realidades diferentes.
Fonte:http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2013/05/28/onda-de-violencia-contra-mulheres-vira-epidemia/
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Paralisação dos servidores públicos municipais de Ipaumirim
Hoje, dia 29, a categoria paralisa e reivindica da administração contra proposta das reivindicações.
Motivo da paralisação
1-Falta de reajuste das categorias que recebem acima do salário mínimo;
2-Insalubridade
3- Implantação do PCC da saúde;
4-Falta de data base para a categoria
4-Falta de data base para a categoria
5 - -Defasagem salarial;
6- Falta de Discussão da pauta de reivindicação;
7- Não Pagamento do retroativo dos professores.
8-Implantação da jornada extraclasse;
9-Implantação da progressão
A categoria compareceu e saíram em caminhada até o plenário da câmara onde o secretário de administração compareceu apresentando contraproposta
No que se refere ao reajuste o sindicato apresentou como proposta valores que variavam de 10% a 50% teve como contra proposta 10% e 20%.10% aos motoristas,agente e assistente administrativo,digitador,técnico agrícola,guarda municipal.20% Psicólogo e Assistente Social,para as outras categorias que não foram contemplado com o reajuste foram contemplada com a insalubridade no percentual de 20%, reajuste e insalubridade será retroativo a abril a categoria aceitou a proposta.
No tocante ao pagamento do retroativo dos professores, o secretário Vivaldo Alves informou do problema com sistema da folha o que dificultou o cumprimento do pagamento dia 23 como tinha prometido, sugeriu pra assembléia que fosse feito o pagamento do retroativo junto com o pagamento do mês que será realizado segundo o secretário até dia 05, o que a categoria presente concordou.
No tocante a insalubridade a administração reconhece o direito da categoria e concede retroativo a abril. O PCC da saúde o secretário reconhece que deve ser implantado e que o sindicato entre em contato com a secretária de saúde e trace a melhor estratégia pra a sua implantação, a administração reconhece como uma reivindicação justa e sugere que seja criada uma comissão para discussão e implantação, do PCC da saúde.
Outro ponto discutido e com encaminhamentos foi o 1/3 da jornada extraclasse, onde a administração reconhece o direito e deu a sugestão ao sindicato de que uma comissão sente com o secretário de educação e veja os pormenores e que se der a implantação. O sindicato complementando afirmou que já tem um ante projeto pronto da jornada extraclasse e que oficializará o secretário de educação no sentido de que se efetive o que já garantido na lei do piso, a progressão também discutida em assembléia, essa já garantida pelo PCC e falta ser implantada,ficou acordada que essa comissão que tratará da jornada extraclasse irá também debater a urgente implantação da progressão.
Esses foram os pontos com mais relevância discutido na assembléia, e que o sindicato mais uma vez mostra sua luta em defesa da categoria e o poder de organização. A administração de forma sensata entende que quando se discute se dialoga se avança nas negociações,temos ai conquista de décadas d e luta e só agora implementado como é o caso da insalubridade, este é o SINSERMI , o sindicato que faz história, verdadeiro exercício de cidadania.Parabéns servidores que faz essa entidade forte.
6- Falta de Discussão da pauta de reivindicação;
7- Não Pagamento do retroativo dos professores.
8-Implantação da jornada extraclasse;
9-Implantação da progressão
A categoria compareceu e saíram em caminhada até o plenário da câmara onde o secretário de administração compareceu apresentando contraproposta
No que se refere ao reajuste o sindicato apresentou como proposta valores que variavam de 10% a 50% teve como contra proposta 10% e 20%.10% aos motoristas,agente e assistente administrativo,digitador,t
No tocante ao pagamento do retroativo dos professores, o secretário Vivaldo Alves informou do problema com sistema da folha o que dificultou o cumprimento do pagamento dia 23 como tinha prometido, sugeriu pra assembléia que fosse feito o pagamento do retroativo junto com o pagamento do mês que será realizado segundo o secretário até dia 05, o que a categoria presente concordou.
No tocante a insalubridade a administração reconhece o direito da categoria e concede retroativo a abril. O PCC da saúde o secretário reconhece que deve ser implantado e que o sindicato entre em contato com a secretária de saúde e trace a melhor estratégia pra a sua implantação, a administração reconhece como uma reivindicação justa e sugere que seja criada uma comissão para discussão e implantação, do PCC da saúde.
Outro ponto discutido e com encaminhamentos foi o 1/3 da jornada extraclasse, onde a administração reconhece o direito e deu a sugestão ao sindicato de que uma comissão sente com o secretário de educação e veja os pormenores e que se der a implantação. O sindicato complementando afirmou que já tem um ante projeto pronto da jornada extraclasse e que oficializará o secretário de educação no sentido de que se efetive o que já garantido na lei do piso, a progressão também discutida em assembléia, essa já garantida pelo PCC e falta ser implantada,ficou acordada que essa comissão que tratará da jornada extraclasse irá também debater a urgente implantação da progressão.
Esses foram os pontos com mais relevância discutido na assembléia, e que o sindicato mais uma vez mostra sua luta em defesa da categoria e o poder de organização. A administração de forma sensata entende que quando se discute se dialoga se avança nas negociações,temos ai conquista de décadas d e luta e só agora implementado como é o caso da insalubridade, este é o SINSERMI , o sindicato que faz história, verdadeiro exercício de cidadania.Parabéns servidores que faz essa entidade forte.
Fonte Facebook de Terezinha Gonçalves de Barros
terça-feira, 28 de maio de 2013
Questão de peso e medida
Quantidade de calorias versus peso dos alimentos

Aipo
1425 grams = 200 Calories

Mini Pimentão
740 grams = 200 Calories

Brócolis
588 grams = 200 Calories

Mini cenouras
570 grams = 200 Calories

Melão
553 grams = 200 Calories

Coca Cola
496 ml = 200 Calories

Cebola roxa
475 grams = 200 Calories

Maçã
385 grams = 200 Calories

Ervilha em conserva
357 grams = 200 Calories

Leite integral
333 ml = 200 Calories

Kiwi
328 grams = 200 Calories

Milho em conserva
308 grams = 200 Calories

Uva
290 grams = 200 Calories

Ketchup
226 grams = 200 Calories

Peito de peru defumado
204 grams = 200 Calories

Vinagre balsãmico
200 ml = 200 Calories

Iogurte de morango
196 grams = 200 Calories

Feijão
186 grams = 200 Calories

Ovos
150 grams = 200 Calories

Abacate
125 grams = 200 Calories

Canned Tuna Packed in Oil
102 grams = 200 Calories

Cereal de fibras
100 grams = 200 Calories

Pão de linho
90 grams = 200 Calories

Damasco seco
83 grams = 200 Calories

Cheeseburger
75 grams = 200 Calories

Batata frita
73 grams = 200 Calories

Sanduiche de frango
72 grams = 200 Calories

Pão francês
72 grams = 200 Calories

Bolo de mirtilo
72 grams = 200 Calories

Pão com semente de gergelim
70 grams = 200 Calories

Pirulitos
68 grams = 200 Calories

Salsichas
66 grams = 200 Calories

Pãozinho
66 grams = 200 Calories

Cereal
60 grams = 200 Calories

Creme irlandês
60 ml = 200 Calories

Drops
57 grams = 200 Calories

Macarrão parafuso
56 grams = 200 Calories

Torta de Amora
56 grams = 200 Calories

Cereal de baunilha
55 grams = 200 Calories

Farinha de milho
55 grams = 200 Calories

Farinha de trigo
55 grams = 200 Calories

Barrinha de amendoim
54 grams = 200 Calories

Bala de goma
54 grams = 200 Calories

Cereal de trigo
53 grams = 200 Calories

Açucar mascavo
53 grams = 200 Calories

Donut
52 grams = 200 Calories

Pretzels salgado
52 grams = 200 Calories

Queijo Cheddar
51 grams = 200 Calories

Cereal de frutas
51 grams = 200 Calories

Ursinhos de goma
51 grams = 200 Calories

Adoçante artificial
50 grams = 200 Calories

Cream cracker saltines
50 grams = 200 Calories

Bala de caramelo
50 grams = 200 Calories

Doritos
41 grams = 200 Calories

M&M
40 grams = 200 Calories

Bolachinhas salgadas
39 grams = 200 Calories

Cheetos
38 grams = 200 Calories

Batata Chips
37 grams = 200 Calories

Hershey Kisses
36 grams = 200 Calories

Amendoim torrado
35 grams = 200 Calories

Bacon
34 grams = 200 Calories

Manteiga de amendoim
34 grams = 200 Calories

Castanhas
33 grams = 200 Calories

Manteiga
28 grams = 200 Calories

Óleo de canola
23 grams = 200 Calories
Fonte: http://www.wisegeek.com/what-does-200-calories-look-like.htm
Assinar:
Postagens (Atom)