terça-feira, 1 de junho de 2010

Quem será o vice de Serra?

Por Cairo Arruda
(membro da ACI)


Enquanto o PT já fechou a chapa à eleição para Presidente da República em coligação com o PMDB (seu principal aliado), o PSDB encontra-se ainda na fase das articulações, já que alimentava até bem pouco a esperança de que o ex-Governador de MG, Aécio Neves aceitaria formar na chapa puro-sangue.
Como ele optou pela disputa ao Senado, os tucanos, agora, deverão buscar um outro nome nas hostes dos seus aliados, provavelmente dentre os democratas.
A propósito, existe uma figura no antigo PFL que, no meu entendimento, poderia dar força político-eleitoral à composição tucana: o Senador piauiense Heráclito Fortes, pela sua boa atuação no Congresso Nacional, onde tem demonstrado, ao longo do mandato, uma posição de certa coerência, equilíbrio e sinceridade de propósitos, diante de diversas questões importantes, às vezes polêmicas, ali apreciadas, discutidas e votadas.
Quanto à rejeição do neto do saudoso Tancredo Neves para figurar como vice de Serra, pelo que ocorreu, ao lançar-se como pré-candidato dos tucanos ao Planalto, defendendo, inclusive, a realização de prévias para a escolha do candidato do seu Partido, sem que a sua tese fosse levada a sério (porque o próprio ex-Governador de SP era contra), dou-lhe toda a razão por não deixar uma candidatura ao Senado, praticamente vitoriosa, em troca de uma aventura que, poderá ou não,dar certo. Ademais, a maneira como o atual postulante pessedebista à Presidência da República, conduziu a questão, tirando estrategicamente o Aécio do páreo, pelo cansaço, deve ter ferido os brios deste, sem sombra de dúvida.
A política tem mesmo dessas coisas. Nas mais das vezes, os próprios correligionários competem entre si, numa luta fratricida, pondo de lado o espírito partidário, ( por sinal, publicamente demonstrado possuir o Sr. Aécio Neves, no afair com Serra), cedendo lugar aos seus interesses pessoais, o que pode levar o partido à bancarrota.
O futuro próximo vai dizer se José Serra estava certo na sua estratégia, em ter menosprezado o peso político-eleitoral do seu correligionário Aécio Neves.

E-mail: cairomiri@yahoo.com.br

Nenhum comentário: