sábado, 20 de abril de 2013


“Antes tarde do que nunca”

                                                                             Por Cairo Arruda (membro da ACI)

 Não tem coisa melhor do que se saber esperar, mas, não deixando de batalhar , é claro, em prol de determinada causa justa, de maneira organizada, pacífica e esperançosa. Foi o que fizeram os empregados domésticos, cuja luta chegou a sensibilizar os membros do Senado Federal, para proporem e aprovar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional), de nº 66/2012, de 02-04-2013, que estende a essa categoria profi ssional, os mesmos direitos dos demais trabalhadores, como: carga horária semanal de 44 horas, adicional noturno, horas extras, salário família, seguro desemprego, aviso prévio, FGTS, etc. Parte desses direitos,ainda precisa  ser regulamentada, mas, os senadores estão cuidando disso.
Para dar cumprimento ao disposto  acima, alguns empregadores devem sentir certa dificuldade, pois suas despesas serão aumentadas. Daí, temer-se, que boa parte deles vai ter que optar em dispensar empregados, e partir para uma outra alternativa.
Não resta dúvida, que a medida aprovada pelo Senado é justa e merecida. Todavia, a qualidade dos serviços desses trabalhadores deve também melhorar. Por exemplo. De há muito, reclama-se do seguinte: a empregada doméstica, especialmente, necessita ter mais noções de higiene e civilidade.
No meu entender, deveria passar a ser obrigatório, que elas freqüentassem  curso nesse sentido, ministrado pelo SEBRAE ou SENAC, de preferência no turno da noite,  para por em prática os ensinamentos recebidos, no emprego.
As localidades que não dispusessem  de órgãos competentes para oferecer esse tipo de curso, as prefeituras poderiam  arcar com a condução para os interessados se deslocarem  aos locais mais próximos, a fim de freqüentarem  curso dessa natureza.
Se seus direitos estão sendo ampliados,  os seus deveres, por sua vez,  também deverão ser aperfeiçoados!

Nenhum comentário: