domingo, 24 de fevereiro de 2013

Bodas de ouro : Jarismar Gonçalves e Titica

Jarismar Gonçalves, Titica e os netos

 O que são 50 anos? Para quem viveu, um bom pedaço de tempo. Para a história, um rápido momento. Para o universo, nada.
O tempo passa. E nós - tão preocupados com as responsabilidades, as coisas por fazer, as contas para pagar, os compromissos para cumprir - não vemos a vida passar. Estamos sempre pendentes de horários, sacrificamos o importante para atender o urgente, damos conta que o mês passou quando chegam os contracheques e as contas do mês seguinte. É difícil imaginar o que representa meio século de vida principalmente para os mais jovens. Mais difícil ainda é atravessar 50 anos a partir de um marco de responsabilidade da vida adulta e sobretudo compartilhar uma construção durante tanto tempo. Os filhos são efetivamente uma construção que se expande sem fronteiras para além de nós mesmos.

Coloquemos a vida dentro de um tempo histórico. Tanta coisa aconteceu de 1963 até 2013. Se quisermos começar de casa, atravessamos uma ditadura cruel, vimos a democracia voltar e a luta para que outras ideias tivessem espaço no contexto político brasileiro. Quantas crises econômicas atravessamos ao longo desse tempo. Migramos definitivamente do campo para a cidade. Sofisticamos o nosso estilo de vida abraçando costumes e modos que nunca foram nossos. Na música, quantas revelações vindas dos festivais. Passamos pelo iê-iê-iê, pelo tropicalismo, pelo rock brasiliense, desembarcamos no axé, no brega, no funk. E na vida coube tudo isso e muito, muito mais.
O mundo virou pelo avesso. A guerra fria. O homem pisou na lua. A revolução cultural da China. A independência das colônias que fez surgir tantos países. A mudança nos mapas com o ressurgimento das repúblicas oriundas da URSS. O feminismo. A pílula anticoncepcional. A pressão das minorias. A vida pautada pelo efêmero. As novas tecnologias redimensionando as relações sociais e trazendo o mundo pra dentro de nossa casa. E o mais recente, a renúncia do papa. Quantas coisas mais que repercutiram direta ou indiretamente no nosso cotidiano.

Tudo isso em 50 anos. Não é nada mas representa a imposição de compreender as mudanças e mudar com elas. Quem constrói uma família para o futuro sabe o que tudo isso significa.
No contexto da vida doméstica, nenhum desafio é maior para um casal que a rotina da convivência. Administrar as diferenças, atravessar crises e problemas, cultivar o afeto, manter um projeto de vida comum, saber perdoar, lutar para não perder o encantamento, saber a hora de cuidar dos filhos e de cuidar de si mesmos. Não é fácil nem acredito que uma vida em comum se constrói só com e pelo amor. Viver a dois é sobretudo uma questão de competência. Não é pra qualquer um. Por essas e outras é que mantenho uma profunda admiração pelas pessoas que são capazes de encarar o maior desafio: atravessar a rotina sem perder o rumo.

Parabéns, Jarismar e Titica. Para vocês, o meu abraço e o desejo que muitas outras bodas venham adiante encontrando toda a família com saúde, paz e amor.
ML

Nenhum comentário: