Gente de Ipaumirim. Vida de Ipaumirim. Tempos de Ipaumirim. Alagoinha... Ipaumirim...... memória..... raízes... atualidades....... por novos tempos..... novos olhares...... espaço aberto a todos......
quinta-feira, 29 de março de 2012
Convite Missa 7º dia
segunda-feira, 26 de março de 2012
Nota de falecimento
Comunico aos amigos o falecimento, ontem, de minha tia Maria Luiza Leite da Nóbrega, mãe de Pedro Jorge e Fernando Luiz. O sepultamento foi hoje em Petrolina de onde estou postando esta informação. A causa da morte está associada ao uso constante de cigarros durante muitos anos. É a terceira pessoa da família que perdemos por doenças associadas ao cigarro. Que estas e outras mortes sirvam de exemplo aos fumantes e aos candidatos a este vicío pernicioso.
Agradecemos aos que se fizeram presentes e aos que mesmo distantes compartilharam conosco esse momento de recolhimento e consternação.
ML
sábado, 24 de março de 2012
Nota de falecimento
Notícias do PC
quarta-feira, 21 de março de 2012
Afffffffffffffffff..............
ML
segunda-feira, 19 de março de 2012
Ainda sem PC
Aproveitando um pequeno intervalo no trabalho para passar por aqui. Tenho imagens de Vera, de Jáder, no meu arquivo do PC que ainda está no conserto. Lamentei o seu falecimento precoce. Embora faça parte da vida, sempre nos comportamos diante da morte como se fosse uma coisa inesperada.
ML
Nota de falecimento
Faleceu ontem às 18h,Vera Lucia Barbosa Santana.Filha de Jader e Laire.Seu corpo está sendo velado na Funerária Paz Eterna da Av.Barão de Studart onde haverá missa às 9.30,em seguida o sepultamento no Cemitério São João Batista
Enviada por Bosco Macedo.
domingo, 18 de março de 2012
Bom domingo
sábado, 17 de março de 2012
Passandoooooooooooooo
Bom fim de semana para todos.
ML
sexta-feira, 16 de março de 2012
Passando rapidinho por aqui
"O silêncio de cada um é
a porrada na cara da mulher agredida,
é o assassinato do gay,
é a humilhação do deficiente.
Não dá para fingir que não existe lado."
quinta-feira, 15 de março de 2012
Tô no prego
Desesperar jamais!
segunda-feira, 12 de março de 2012
AVISO
domingo, 11 de março de 2012
Nota de esclarecimento
ML
COMENTÁRIOS AO TEXTO DE ADEMAR
De: Flavio Lúcio
Maria Luiza, Jerônimo Jorge foi pela terceira sublegenda da ARENA (ARENA III) e não pelo MDB.
Flávio, no documento do TRE consta como MDB.
ML
De Zezim Maciel
Oi Maria Luiza! Por falar que "Ademar foi o prefeito que mais se preocupou em criar uma infraestrutura básica e deu a IP um jeito de cidade”, lembro-me que naquela época se dizia que certa vez ele dormiu no chão da casa de força, para dar apoio moral a equipe de técnicos que montavam o equipamento.
Não sei se isto foi verdade, mas, varias vezes usei este fato (?) como ilustração para algumas pessoas com quem convivi durante a minha vida profissional.
Obrigado pela publicação da foto de nossa família. Zezim.
Valeu, Zezim.ML
Prefeitos de IP: Osvaldo Ademar Barbosa

Osvaldo Ademar Barbosa – cumpriu dois mandatos. De 1954 a 1958. Na eleição de 03 de outubro de 1954 ganhou como candidato pelo PSD. Empossado em 15 de março de 1955, ainda entrou como prefeito de Ipaumirim, Baixio e Umari. Estes últimos só passaram a município em 1956. O seu mandato compreende o período de março de 1955 a março de 1959.
No seu primeiro governo, integravam a Câmara de Vereadores os seguintes políticos: Alexandre Gonçalves da Silva, Expedito Dantas Duarte, João Crispim Gonçalves, José Ferreira Lima, Vicente Ferreira de Sousa, Vicente Gomes de Morais e Wilfrido Gondim Leite.¹ (Wilfrido Gondim Leite, filho de José Leite Ribeiro, prefeito anterior, residia em Umari e era popularmente conhecido como Didi Leite). Os dados do TRE – CE informam ainda o nome do vereador Nilson Alves de Lima.²
O seu segundo mandato, já em IP, foi de 1966 a 1970 tendo como vice prefeito Raimundo Abrantes Sarmento (Chagas Sarmento). Ademar representava a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) partido vinculado ao governo da ditadura militar que instalou-se no país em 1964. O seu opositor era Jerônimo Jorge da Silva, candidato pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que representava uma incipiente oposição nacional.
Vale registrar que só existiam os dois partidos. Em IP, como até hoje, a política municipal não deve ser considerada no contexto mais amplo dos partidos mas em disputas de grupos políticos locais.
Foram eleitos os seguintes vereadores: Francisco Felizardo Vieira, Sérgio Sobreira de Oliveira, Francisco Antonio Barbosa, Maria Gonçalves Diniz e Luiz Antonio Gonçalves (estes candidatos uma das sublegendas da ARENA. Seus suplentes eram Maria Marta Maciel, Leônidas A. de Carvalho, José Germano dos Santos e Vitorino Custódio de Morais. Pela outra sublegenda da ARENA foram eleitos José Leite Barros, Sebastião Barbosa Albuquerque (Sebasto Barbosa), Argemiro Felizardo Vieira e Vicente Eram suplentes Artur Saraiva de Araújo e Francisco Nogueira Gouveia.³
Na eleição de 1966, pela primeira vez no município, aparecem duas mulheres candidatas a vereadoras: Maria Gonçalves Diniz e a suplente Maria Marta Maciel.
No seu tempo como gestor - em dois períodos na história de IP - fez todo o aterramento da área, conhecida antigamente como posto, para a construção que hoje leva seu nome - Praça Osvaldo Ademar Barbosa, antiga praça do posto. Na praça do posto ficava a bomba de gasolina de Zé Felinto e era também a praça de táxis que funciona até hoje. Na época, não havia a denominação táxi, dizia-se carro para frete ou carro fretado no caso de uso dos seus serviços.
A obra de aterramento para tornar a área do posto habitável pode ainda hoje ser considerada como a maior obra de construção já feita em Ipaumirim.
No segundo mandato, conseguiu através da intermediação de Dr. Almir dos Santos Pinto, na época, Secretário de Educação do Ceará, construir o novo prédio do Grupo Escolar D. Francisco de Assis Pires onde hoje funciona o Colégio Estadual. Segundo Zenira Gonçalves Gomes, diretora da escola, a obra nunca foi oficialmente inaugurada. Aos pouco, foram transferidas as atividades da antiga escola que passaria a abrigar o antigo Colégio do CNEG (Campanha Nacional de Educandários Gratuitos) e atualmente funciona a Escola Municipal Dr. Jarismar Gonçalves de Melo.
Abro aqui um parêntese para ressaltar a importância da CNEG na educação de Ipaumirim, este é um capítulo que precisa ser escrito para compreender algumas mudanças no contexto do nosso município.
Ademar foi o prefeito que mais se preocupou em criar uma infraestrutura básica e deu a IP um jeito de cidade.
Nos dois mandatos construiu ainda a Cadeia Pública, a Casa de Força, o antigo açougue - no local onde depois foi construída a prefeitura antes de passar para o novo prédio comprado ao Banco do Brasil, toda a obra que compõe o matadouro, perto do antigo triângulo na saída de Ipaumirim, calçou algumas ruas, trouxe a energia de Paulo Afonso.
Ademar tinha uma visão mais moderna. Era um empreendedor. Vaidoso, deixou registro fotográfico das suas obras. Estas fotografias que pertencem ao arquivo popular de Anchieta Nery (mais de 200 fotos) foram publicadas no blog alagoinhaipaumirim. As fotografias fora doadas a Anchieta Nery por Francisco Meira Barbosa (Chiquinho de Ademar). De acordo com as fotos que publicamos, Ademar fez obras (escolas rurais) nos sítios e no distrito de Felizardo.
O curioso é a permanência e a funcionalidade das obras construídas por Ademar Barbosa. Mesmo historicamente mal administradas e mal cuidadas, com exceção do antigo açougue que foi demolido, suas obras até hoje não caíram.
Ademar Barbosa Barbosa nasceu em Pereiro, em 1910, e faleceu em 05 de outubro de 1978.

¹UCHOA, Valdery. Anuário do Ceará 1955-1956. Apud GONÇALVES, Rejane Monteiro Augusto. Umari, Baixio e Ipaumirim: subsídios para a histórica política. Ed. do autor. s.d.
² Disponível em http://www.tre-ce.gov.br/index.php. Acesso em 11 de março de 2012.
³ TRE - CE. Ata geral de Apuração e Boletim Eleitoral – Ano XII – Nrs 28 e 30. Disponível em http://www.tre-ce.gov.br/index.php.. Acesso em 11 de março de 2012.
4. Depoimento de Flávio Lúcio Bezerra de Oliveira
5. Depoimento de Maria Zenira Gonçalves Gomes.
ATENÇÃO
SE você tiver mais informações ou alguma correção e quiser nos ajudar na composição do texto, envie para luiza_ipaumirim@yahoo.com.br que ficaremos imensamente agradecidos.
Maria Luiza Nóbrega de Morais
Recife, 11 de março de 2012.
sábado, 10 de março de 2012
Nota de falecimento

Aos familiares e amigos, nossos sentimentos.
quinta-feira, 8 de março de 2012
8.02.2012 - Querido diário

Hoje, dia 8 de março, dia internacional da mulher, minha rotina foi assim.
1. Tomar remédio em jejum e passar uma hora em pé e com fome.
2. Já que estava em pé mesmo, fui arrumar meu quarto, banheiro e guardar umas roupas
3. Tomei café.
4. Fui deixar a cachorra para tomar banho.
5. Passei no supermercado para comprar verduras. O supermercado estava lotado e aí lembrei que quinta feira é dia de carne. Resolvi entrar na fila enorme e composta basicamente de mulheres. Encontrei uma amiga, botamos os assuntos em dia. A fila demorou tanto que ali mesmo instalou-se praticamente um fórum feminino de discussões sobre a rotina. O papo rolou coletivamente. Preços, filhos, escolas, tempo, doenças, violência e haja papo para o tempo passar. De repente, chega uma velhinha que consegue estressar os funcionários do frigorífico e a fila inteira menos a empregada dela que aproveitou e saiu de perto. No final, não recebi flores. Acho o supermercado deve ter comprado apenas uma dúzia. Também a mulherada da fila da carne nem se lembrou que era o dia internacional da mulher. Esse assunto não entrou em pauta na fila-fórum.
6. Chegando em casa liguei para a prefeitura de Gravatá para resolver um problema.
7. Liguei para o consultório da dentista para buscar meu recibo do imposto de renda, o telefone não atendeu.
8. Liguei para a médica para marcar uma consulta. Para fugir do trânsito, decidi buscar uma médica mais perto de casa. A atendente diz que a doutora já não aceita paciente de 1ª. vez. Tá certo, nem vou falar no valor que pago mensalmente ao meu plano de saúde para não ficar irritada. O jeito é voltar para a médica antiga, do outro lado da cidade e enfrentando um transito infernal além da falta de estacionamento. Tudo bem, me conformo.
9. Postei no blog.
10. Enfim... minha filha chegou da academia e trouxe a cachorra. Melhor pra mim que não preciso sair de novo pra veterinária.
11. Almoçamos.
12. Como troquei a aula hoje com uma colega que precisava do horário, aproveitei para ir ao banco buscar o recibo do imposto de renda que ainda não recebi.
13. Fui de carro porque o sol estava inclemente e o calor matando.
14. No meio do caminho, comprei dois DVD’s piratas.
15. Voltei pra casa e liguei pra dentista. Ninguém atendeu.
16. Recebi uma cartinha linda enviada por Jarismar Gonçalves. Depois vou responder com calma.
17. Peguei o livro e fui estudar o resto da tarde com uma sonoplastia especial do pedreiro que faz a reforma no apartamento vizinho. Além da maquineta de cortar cerâmica que faz um barulho infernal, ele ouve música gospel na maior altura. Resolvi abstrair e fiquei lendo porque estava muito interessante.
18. Jantei e vim para o PC. Lembrei que era para ter marcado uma radiografia, não dava mais tempo.
19. Escrevi esta singela rotina para postar no blog.
20. Agora, espero eu, vou ver o noticiário, assistir a novela e fazer um pouco de crochet.
21. Depois, vou assistir um dos piratinhas que comprei no camelot.
22. Vou me organizar para me deitar e ler um pouco mais.
23. Dormir, dormir, dormir que amanhã preciso sair cedo.
Eis o meu dia internacional da mulher. E ainda digo com a maior alegria que foi um dia manso. E assim, com certeza, ainda que não com as mesmas atividades, são os dias da maioria das mulheres. Agora, me diz se todos os dias não são nossos? Merecemos flores todos os dias, jardins inteiros de flores lindas e frescas. Claro que tem as phinas e phophas que não fazem nada. Mas aí já é outra conversa.....
ML