residentes há 60 anos na Rua Prefeito Alexandre Gonçalves
Pesquisadores em trabalho de campo na Rua das Flores
Observando o mapa das ruas de Ipaumirim
Exercitando a leitura de mapas
http://www.escolinhaestrelaguia.blogspot.com/ ) ou através do endereço luiza_ipaumirim@yahoo.com.br (blog alagoinha.ipaumirim)
Observando o mapa das ruas de Ipaumirim
Exercitando a leitura de mapas
preparação da coleta de dados
moradora da Travessa Joaquim Pires
O trabalho desenvolvido pela Escola Estrela Guia com os seus alunos e professores é um exercício de estimulação da curiosidade infantil, base para formação de pesquisadores em níveis mais avançados. Trabalhar a pesquisa na escola implica em renovar metodologias de aprendizagem inserindo a noção de construção coletiva do conhecimento. Coletiva porque envolve a todos no processo de busca, compreensão e interpretação dos fatos e fenômenos. Não há superposição ou hierarquias na construção do trabalho. Todos trabalham juntos, todos podem contribuir. O professor já não pode ser o mero transmissor de conhecimentos mas o estimulador, orientador e principalmente o companheiro do aluno.
O aluno está presente em todas as etapas, aprende a identificar a informação que ele precisa o que implica num processo de seleção entre um conjunto de informações disponíveis. Aprende a identificar o essencial, a conhecer a contextualização e o sentido das relações entre o principal e o secundário na compreensão dos fenômenos.
As fontes orais consultadas também são peças fundamentais que iluminam o desenrolar do trabalho e permitem outros questionamentos e mudanças de rotas quando necessário.
O prazer de buscar, entender, construir um sentido estimula a criatividade e desperta o aluno para a sua importância e capacidade de descoberta. A aproximação entre as crianças e os idosos tem uma nova dimensão. O idoso já não é um velho que acumulou experiências, é uma fonte viva capaz de construir e subsidiar, através do seu conhecimento acumulado, novas interpretações muito além dos estereótipos que a tradição nos legou.
O trabalho tem resultados concretos. Oferece informações para a construção da memória do município, oportunizam a criação de novas relações entre gerações, entre professor e aluno e entre a escola e a comunidade. Trabalha de forma prazerosa a iniciação à pesquisa, estimula o aluno a trabalhar em equipes, permite potencializar de uma forma dinâmica a responsabilidade social e a cidadania. Introduz a pesquisa no cotidiano do aluno ampliando-a como novas possibilidades de aprendizagem e não apenas como registros nos livros de ciência, no avanço das tecnologias ou nos currículos dos pesquisadores. Parabéns pelo trabalho.
ML
“Ensinar a aprender é criar possibilidades para que uma criança chegue
sozinha às fontes de conhecimento que estão à sua disposição na sociedade.”
(Marcos Bagno, A pesquisa na escola, 2003)
O trabalho desenvolvido pela Escola Estrela Guia com os seus alunos e professores é um exercício de estimulação da curiosidade infantil, base para formação de pesquisadores em níveis mais avançados. Trabalhar a pesquisa na escola implica em renovar metodologias de aprendizagem inserindo a noção de construção coletiva do conhecimento. Coletiva porque envolve a todos no processo de busca, compreensão e interpretação dos fatos e fenômenos. Não há superposição ou hierarquias na construção do trabalho. Todos trabalham juntos, todos podem contribuir. O professor já não pode ser o mero transmissor de conhecimentos mas o estimulador, orientador e principalmente o companheiro do aluno.
O aluno está presente em todas as etapas, aprende a identificar a informação que ele precisa o que implica num processo de seleção entre um conjunto de informações disponíveis. Aprende a identificar o essencial, a conhecer a contextualização e o sentido das relações entre o principal e o secundário na compreensão dos fenômenos.
As fontes orais consultadas também são peças fundamentais que iluminam o desenrolar do trabalho e permitem outros questionamentos e mudanças de rotas quando necessário.
O prazer de buscar, entender, construir um sentido estimula a criatividade e desperta o aluno para a sua importância e capacidade de descoberta. A aproximação entre as crianças e os idosos tem uma nova dimensão. O idoso já não é um velho que acumulou experiências, é uma fonte viva capaz de construir e subsidiar, através do seu conhecimento acumulado, novas interpretações muito além dos estereótipos que a tradição nos legou.
O trabalho tem resultados concretos. Oferece informações para a construção da memória do município, oportunizam a criação de novas relações entre gerações, entre professor e aluno e entre a escola e a comunidade. Trabalha de forma prazerosa a iniciação à pesquisa, estimula o aluno a trabalhar em equipes, permite potencializar de uma forma dinâmica a responsabilidade social e a cidadania. Introduz a pesquisa no cotidiano do aluno ampliando-a como novas possibilidades de aprendizagem e não apenas como registros nos livros de ciência, no avanço das tecnologias ou nos currículos dos pesquisadores. Parabéns pelo trabalho.
ML
PS: Vc também pode colaborar enviando informações através do blog da escola (
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