quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mais um crime a vista (a bala de prata) - será que vem mais baixaria por aí?


A “bala de prata” é a maior fraude da história política do Brasil

Indivíduos do Capital e da região de Sorocaba, com diversas passagens pela polícia (roubos, receptação, assaltos à mão armada, seqüestros etc.) foram contatados por políticos ligados ao PSDB local através de um elemento intermediário com trânsito mútuo;

Foram informados de que “prestariam serviços” e levados até um shopping da cidade de São José do Rio Preto;

Lá mantiveram encontro com outras três pessoas, descritas como “muito importantes”, e receberam um adiantamento em dinheiro vivo;

Não se tratava de qualquer encomenda de morte, assalto ou ato criminoso tão comum para os marginais recrutados;

Imediatamente, tais bandidos foram levados até o Rio de Janeiro, a um bairro identificado como Jardim Botânico, onde ficaram confinados por dois dias;

Uma equipe de TV, num estúdio particular, gravou longa entrevista com os bandidos. O script era o seguinte: “somos do PCC, sempre apoiamos o governo Lula e estamos com Dilma”. Não fugiu disso, com variações e montagens em torno de uma relação PCC/Lula/PT/Dilma;

Os bandidos recrutados também foram instruídos a fazer ligações telefônicas para diversos comparsas que cumprem penas em penitenciárias do Estado de São Paulo. A ordem era clara: simular conversas que “comprovassem” a ligações entre o PCC e a campanha de Dilma;

Tudo foi gravado em áudio e vídeo;

A farsa começou a ser desmontada quando o pagamento final pelo serviço veio aquém do combinado;

Ao voltarem para São Paulo, alguns dos que gravaram a farsa decidiram, então, denunciar o esquema, relatando toda a incrível história acima com riqueza de detalhes;

As autoridades já estão no encalço da bandidagem. De toda a bandidagem;

A simulação seria veiculada por uma grande emissora de TV e por uma revista depois do término do horário eleitoral, causando imenso tumulto e comoção, sem que a candidata Dilma Rousseff, os partidos que a apóiam e o próprio governo Lula tivessem o tempo de denunciar a criminosa armação;

Essa é a “bala de prata”. Já se sabe seu conteúdo, os farsantes e o custo, além dos detalhes. Faltam duas peças: quem mandou e quem veicularia (ou ainda terá o desplante de veicular?) a maior fraude da história política brasileira;

Com a palavra, as autoridades policiais.
A propósito, o amigo navegante enviou essa “nota” extraída da imprensa de Brasilia:

Fonte:http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/09/30/a-testemunha-bomba-do-pig-vai-tentar-associar-dilma-ao-pcc/

Baixio empossa novo prefeito hoje


Decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma determinação do TRE para posse de novo prefeito em Baixio

Baixio. Está marcada para hoje, às 16 horas, na Câmara de Vereadores, a sessão extraordinária de posse do novo prefeito deste Município, distante 430 km de Fortaleza, Armando Queiroz Trigueiro (PDT), que obteve o segundo lugar nas eleições municipais de 2008.

Ele assume o cargo em função do afastamento da prefeita Glória Isabel Pires Ferreira (PMDB), por determinação do ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral e indeferiu liminar impetrada pela gestora municipal.

A decisão do ministro do TSE ocorreu na sexta-feira da semana passada. Na segunda-feira, Armando Trigueiro foi diplomado em solenidade realizada no Fórum de Ipaumirim, presidida pelo juiz, Leonardo Afonso Franco Freitas. Neste mesmo dia tentou ser empossado, mas o presidente da Câmara, Raimundo Amarílio de Araújo Oliveira, adiou o ato.

O afastamento da prefeita tem por base uma ação de impugnação de mandato eletivo por compra de votos que foi instaurada na comarca de Ipaumirim, após a prisão em flagrante do ex-prefeito, Nilton Ricarte de Alencar, um dia antes das eleições municipais de 2008.

Na época, o representante do Ministério Público flagrou o então gestor com ordens de doação de tijolos e de carradas de areia para eleitores, em benefício da candidata Glória Isabel Ferreira.

A ação de impugnação de mandato eletivo por compra de votos tramitou na Comarca de Ipaumirim e foi julgada improcedente. O candidato Armando Queiroz recorreu da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que reformou a sentença local, de primeiro grau, e determinou o afastamento da prefeita.

Glória Ferreira recorreu da decisão do TRE em ação cautelar junto ao TSE, que indeferiu o pedido de liminar. Falta analisar o mérito da matéria, mas de acordo com o advogado Luiz Alves de Freitas Júnior, que defende o prefeito recém diplomado, o julgamento do ministro do TSE, "já antecipa como improcedente o recurso especial".

O advogado Geovane França, que defende a prefeita, disse que outros recursos foram impetrados no TRE e que aguarda novas decisões judiciais que podem sair a qualquer momento. Até o fechamento deste edição, a situação permaneceu inalterada. De acordo com dados do TRE, Glória Ferreira foi eleita prefeita de Baixio com 1.686 votos, que correspondem a 41,95% dos válidos. Em segundo lugar, Armando Quaresma Trigueiro, com 1.425 votos. Em face da prefeita eleita não ter obtido mais da metade dos votos, o candidato em segundo lugar assume a Prefeitura.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Baixio - Região Centro-Sul
(88) 3539.1269
(88) 3539.1226


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=858998
A última vez que estive em Baixio achei a cidade muito bem cuidada. Pessoas de fora da região que estavam comigo até compararam com o abandono de Ipaumirim. Tadinho de Ip. Dá uma penaaa. Há quanto anos o município vive na indigência?
O que causa estranheza é a grande novidade da acusação de compra de votos por favores. Recuso-me a acreditar na estréia desta prática em nossa região. Fiquei literalmente pasma com esta descoberta inusitada. Quando se ouviu falar que alguma vez na história política da nossa região alguém tenha comprado votos com favores? Falar sobre este assunto nas vésperas de uma eleição é um perigo porque pode ser que alguém fique influenciado e queira vender seu voto inclusive com encargos e sobretaxas.
Realmente a prática é lastimável e se aconteceu, deve ser punida exemplarmente. Se é que exemplo pode servir para alguma coisa a mais na política, além da fofoca nas calçadas e do ti-ti-ti oportunista dos politiqueiros de plantão.
ML

Compartilhando a insonia

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Neuro-artigo

"No maravilhoso Big Questions Online, li um texto de Roger Scruton, intitulado Against Neurotrash, sobre a singularidade do ser humano. O autor começa por afirmar que existe o terreno da ciência e outro da religião. Ambos diferem e está muito bem que assim seja. Sempre que a ciência contradiz a religião, esta deve simplesmente ceder porque o terreno conquistado já não lhe pertence. Por outro lado, haverá sempre um espaço do qual a ciência nunca será capaz de se apropriar. A propósito, Roger Scruton denuncia certas novas ciências que têm como objectivo principal a reclamação desse espaço. São ciências que se explicam a si próprias. Do saco fazem parte a sociobiologia, a psicologia evolutiva e as neuro-qualquer-coisa: a neuro-ética, a neuro-estética, a neurojurisprudência, etc. Nenhuma responde à pergunta importante. Haver moléculas produzidas pelo nosso cérebro quando estamos apaixonados não justifica o facto de nos termos apaixonado por aquela pessoa e não por outra. A beleza estimular o fabrico de serotonina na fenda sináptica não explica a alegria produzida. Os sorrisos e os beijos jamais serão decifrados. Ser eu e não outra não tem explicação."

Carla Hilário de Almeida Quevedo
Fonte: www.bomba-inteligente.blogs.sapo.pt/

Aparelhar o Estado não é privilégio de ninguém, é mania de todo mundo

Não é por acaso que o senso comum diz que político é tudo igual. Só muda o partido. Até os privilégios e falcatruas são os mesmos.

O PSDB, por exemplo, adora dizer que o PT aparelhou o Estado, loteou cargos entre apadrinhados e empesteou o governo com seus militantes. Uma vergonha.

Verdade. Pena que os tucanos façam exatamente a mesma coisa quando o Diário Oficial é escrito por eles. Igualzinho. Uma vergonha.

Os exemplos são tamanhos que causa espanto a desfaçatez com que eles esfregam o dedo acusador no focinho do inimigo.

Em uma única manhã de trabalho, pela internet, deu para levantar uma dezena de nomes de tucaninhos que são amparados pelos tucanões do governo de São Paulo.

Quando cheguei ao 15º nome, em meia hora de Google, fiquei entediado e parei.

Nada pessoal, nem questão de competência, mas vejam só a turma de carteirinha que praticamente só vive de cargos nomeados há anos, sempre em gestões do PSDB:

Carlos Eduardo Sampaio Doria, por exemplo, é advogado. Foi deputado federal. Perdido o mandato, como ele não se aperta, virou diretor da Agência de Transportes do Estado desde 2003. E presidiu a Telesp de 1993 a 1998. Entendi.

Raul Christiano é jornalista, mas topa qualquer parada, desde que comissionado. Fundador do PSDB, tem, literalmente, uma folha de serviços prestados ao partido. Até na Sabesp ele militou.

Antonio Carlos da Silva foi prefeito de Caraguatatuba e deputado estadual. Com essa bagagem toda, virou diretor técnico da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

Na mesma linha, pesquei os nomes de Gesner de Oliveira, Felipe Soutello , Geraldo Biasoto Jr., Otávio Azevedo Mercadante , Roger Ferreira, Thomaz de Aquino Nogueira Neto e Manuelito Pereira Magalhães Júnior.

Não falei que era chato? Agora vamos aos nomes de alguns secretários do governo que são políticos profissionais: Guilherme Afif Domingos, Bruno Caetano, Paulo Renato Souza e José Benedito Pereira Fernandes.

Até o Geraldo Alckmin, quando ficou desempregado, foi bater na porta do governo do Estado. Abriram. E o mandaram sentar na cadeira de secretário do Desenvolvimento. Para que servem os amigos?

Deve ter mais gente, com certeza. Fiquei com preguiça, juro. Se alguém quiser continuar a pesquisa, bom proveito. Imagina nos segundo e terceiro escalões quantas surpresas nos aguardam.

Para mim está de bom tamanho e dá para afirmar que política é feita por políticos. Que cargo nomeado serve para botar a patota na boiada. Que a farinha vem do mesmo saco.

Por isso, quando um candidato faz discurso acusando adversário e pregando moral e bons costumes ninguém presta atenção. É mentira mesmo - conversinha.

Marco Antonio Araújo

Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/o-provocador/


Aff....
Imagine se uma coisa dessa acontece no Ceará?!




Nota de falecimento


Faleceu na cidade de João Pessoa - PB, o sr. Joceli Cardoso, marido de D. Ritinha e pai de José Harley. Era cunhado do sr. Diógenes Rolim que durante muitos anos foi gerente da Souza Fernandes & Cia. Viveram muitos anos em Ipaumirim numa casa vizinha à Farmacia Dore (atual agência dos correios). Gente decente que conviveu conosco durante muitos anos. Que cada um de nós reze por ele e pela família.

Relaxe

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ow tédio!

O que é mais entediante: o guia eleitoral ou o debate entre candidatos?

Redescobrindo Ip


A equipe de trabalho da Escola Estrela Guia que está produzindo a pesquisa "Memória das ruas de Ipaumirim" presta um grande serviço à comunidade. Recuperando a memória de suas ruas, traz de volta nosso passado, pessoas queridas, a forma que encontramos para vencer as dificuldades e a solidariedade da nossa gente.
Além de iniciar as crianças na atividade de pesquisa, mostra que é possível olhar em volta, refletir sobre o próprio contexto e deixar registros importantes para que as gerações atuais e futuras conheçam melhor e valorizem o esforço e a coragem dos que conseguiram contribuir positivamente para a vida da cidade.
Equipe de trabalho:
Alunos do 3º Ano:

Auremília, Biona Kelly, Camila, Lincoln, Róbson, Michelle, Jaqueline, Lucas Paulino, Vitória Alves, Vitória Gonçalves e Vitória Leite.

Professora: Vanderlucia Bezerra Leite

Alunos do 4º Ano:

Ana Lívia, Bemária, Érica, Esli Felipe, Henrique, Iuri, João Pedro, José Arlindo, Jucicleison, Lucas Lopes, Lucas Ferreira, Maria Aparecida, Pâmela, Ryandra, Talita e Thársyla Évely.

Professora: Franceilda Jorge de Morais (Mana)

Alunos do 5º Ano:

Ana Vitória, Arielly, Beatriz, Caian, Geórgia, Gildiana, Gustavo, Jullyanna, Mayannarana, Raissy e Welisson.

Professora: Gilcilene Simplício dos Santos (Preta)
ML

Vi e não gostei


Que filme chato!

Nerd brincando de cinema




Vi no sedentariohiperativo

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Memória das ruas de Ipaumirim


Esta semana será particularmente dedicada à divulgação do Projeto Memória da ruas de Ipaumirim que está sendo desenvolvido pela Escola Estrela Guia. Até o fim do projeto, o nosso blog acompanhará as etapas divulgando as atividades desenvolvidas e a colaboração de todos. Para que conheçam a seriedade do trabalho, publicamos na íntegra o projeto de pesquisa que já está disponível no blog da escola. Conhecendo os detalhes, fica mais fácil colaborar tornando a iniciativa mais dinâmica onde a instituição e a comunidade se integram num trabalho coletivo com resultados que poderão subsidiar outros trabalhos de pesquisa.





Memória das ruas de Ipaumirim

A Escola Estrela Guia sente-se feliz ao realizar o Projeto "Memória das Ruas de Ipaumirim" que começou a ser desenvolvido neste mês (setembro), e tem previsão de conclusão para o início de dezembro.
Bom salientarmos, que o mesmo, foi idealizado por Maria Luiza Nóbrega que certa vez, ao conversar conosco,Adicionar imagem nos falou o quanto gostaria de desenvolver um projeto que envolvesse a comunidade local, a fim de levá-la a conhecer um pouco mais sobre a nossa terra, resgatando o valor da nossa cidade, e, uma vez que não podia acompanhar esse trabalho pessoalmente, gostaria de apoiar uma escola que por ele se interessasse.
Então, depois de alguns meses trocando idéias com as professoras e contando com a colaboração de Maria Luiza, rascunhamos o projeto e passamos então, da teoria à prática.
Contamos ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Rádio ACABAN FM e do amigo Edgler Ferreira, e, esperamos a participação de todos para fazermos desse trabalho algo realmente voltado para à comunidade em forma de documentário sobre a origem de nossas ruas.

MEMÓRIA DAS RUAS DE IPAUMIRIM

Objetivos:
Geral:
Despertar na criança o espírito de cidadania através do conhecimento da memória da cidade.

Específicos:
1. Exercitar o aluno no desenvolvimento de tarefas coletivas inserindo-as no contexto da sua própria comunidade;
2. Identificar as ruas que compõem o perímetro urbano da cidade de Ipaumirim;
3. Conhecer a origem de cada rua , a razão do seu nome, personalidades que ali residiram e/ou residem, eventos e informações interessantes que porventura ocorreram ou ocorrem em cada rua e que são do interesse da comunidade;
4. Produzir informações que permitam caracterizar as ruas, identificando também os seus problemas atuais;
5. Contribuir para a construção da memória da cidade.

ETAPAS DE REALIZAÇÃO

1ª etapa: Levantamento de informações sobre a origem da nossa cidade, leitura do mapa municipal e levantamento do total de ruas. Distribuição das ruas por equipe de trabalho. Visita à Prefeitura Municipal para ter dados mais precisos sobre a época que cada rua foi criada;

2ª. Etapa: Visitar as ruas previamente escolhidas para fotografar suas peculiaridades;

3ª. Etapa: treinamento do grupo de pesquisadores Cada pesquisador será identificado com um crachá que contem o seu nome, a sua classe e o nome da escola;

4ª Etapa: levantamento de dados: registro fotográfico e realização de entrevistas.
Seleção de entrevistados: além de moradores da própria rua poderão ser entrevistadas pessoas idosas da cidade, entre outras que conhecem a história do município) com a finalidade de conseguir informações que possam subsidiar o roteiro do trabalho.
Roteiro do trabalho nas ruas selecionadas: entrevistar pessoas residentes na rua, priorizando moradores mais antigos ainda residentes ou que lá residiram e já se mudaram.

1. Nome antigo da rua;
2. Nome atual;
3. As primeiras casas, os primeiros moradores, se ali nasceu alguém que se destacou. O que existia antes da rua;
4. O que o entrevistado acha que caracteriza a sua rua;

5ª etapa: Buscar registros fotográficos antigos que por acaso existam da rua e/ou de algum monumento, etc..

6ª. Etapa: Produção do material informativo sobre as ruas.

7ª etapa: Divulgação do produto final e programação para o encerramento do projeto.

Som do domingo: do fundo do baú

domingo, 26 de setembro de 2010

A RUA (João do Rio)



(...) "Há nada mais enternecedor que o princípio de uma rua? É ir vê-lo nos arrabaldes. A princípio capim, um braço a ligar duas artérias. Percorre-o sem pensar meia dúzia de criaturas. Um dia cercam à beira um lote de terreno. Surgem em seguida os alicerces de uma casa. Depois de outra e mais outra.
Um combustor tremeluz indicando que ela já se não deita com as primeiras sombras. Três ou quatro habitantes proclamam a sua salubridade ou o seu sossego. Os vendedores ambulantes entram por ali como por terreno novo a conquistar. Aparece a primeira reclamação nos jornais contra a lama ou o capim. É o batismo. As notas policiais contam que os gatunos deram num dos seus quintais. É a estréia na celebridade, que exige o calçamento ou o prolongamento da linha de bondes. E insensivelmente, há na memória da produção, bem nítida, bem pessoal, uma individualidade topográfica a mais, uma individualidade que tem fisionomia e alma.
Algumas dão para malandras, outras para austeras; umas são pretensiosas, outras riem aos transeuntes e o destino as conduz como conduz o homem, misteriosamente, fazendo-as nascer sob uma boa estrela ou sob um signo mau, dando-lhes glórias e sofrimentos, matando-as ao cabo de um certo tempo.
Oh! sim, as ruas têm alma! Há ruas honestas, ruas ambíguas, ruas sinistras, ruas nobres, delicadas, trágicas, depravadas, puras, infames, ruas sem história, ruas tão velhas que bastam para contar a evolução de uma cidade inteira, ruas guerreiras, revoltosas, medrosas, spleenéticas, snobs, ruas aristocráticas, ruas amorosas, ruas covardes, que ficam sem pinga de sangue...

(...)
Há entretanto outras ruas, que nascem íntimas, familiares, incapazes de dar um passo sem que todas as vizinhas não saibam. As ruas de Santa Teresa estão nestas condições. Um cavalheiro salta no Curvelo, vai a pé até o França, e quando volta já todas as ruas perguntam que deseja ele, se as suas tenções são puras e outras impertinências íntimas. Em geral, procura-se o mistério da montanha para esconder um passeio mais ou menos amoroso. As ruas de Santa Teresa, é descobrir o par e é deitar a rir proclamando aos quatro ventos o acontecimento. Uma das ruas, mesmo, mais leviana e tagarela do que as outras, resolveu chamar-se logo Rua do Amor, e a Rua do Amor lá está na freguesia de S. José. Será exatamente um lugar escolhido pelo Amor, deus decadente? Talvez não."(...)

Fonte: http://www.almacarioca.com.br/jdorio01.htm


A alma encantadora das ruas, publicada em 1908, está disponível na net. O texto é lindo. Não resisti e recortei esse pedacinho pra compartilhar com vocês. Vamos buscar a alma das nossas ruas de Ip colaborando com o belo trabalho que a Escola Guia está realizando com seus professores e alunos.
As nossas ruas, os nossos becos, as nossas praças são um pouco de nós. É preciso conhecer para amar e é preciso amar para conservar. Qualquer um pode ajudar contando alguma coisa que sabe. Aquele Beco do Velho Custódio com suas jogatinas, a antiga rua da sombra que viu passar por ela as manifestações cívicas, religiosas e políticas mais importantes. A antiga rua do colégio na saída do Baixio, hoje Francisco Vasconcelos de Arruda. A Rua da Matança, a antiga Rua do Sol, a rua da cadeia, do cemitério por onde desfilaram nossas dores e as nossas cachaças nas festas do velho CRI. Os nomes que elas receberam depois tiraram um pouco desta intimidade entre elas e os seus moradores. Vamos recuperar os seus antigos nomes, as suas histórias e estórias. Se vc souber alguma coisa, mande para o blog da escola (http://escolinhaestrelaguia.blogspot.com ) e também para o e-mail do alagoinha.ipaumirim (luiza_ipaumirim@yahoo.com.br )que repassaremos ao colégio.

Vamos trabalhar juntos.!
Contamos com vocês.
ML

sábado, 25 de setembro de 2010

Dançar é tudo!

Nota de falecimento



Faleceu, hoje, pela manhã, na cidade de Cajazeiras - PB, Clóvis Marinheiro. Filho de Dona Letícia, irmão de Hélio, Sandoval, Lídia e Luzanira. Cada um em sua fé, faça uma prece por ele e pela família.

Lembrete


A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo: Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais.'

Mário Quintana

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

REQUENTANDO O ELEITOR



RESTAURAÇÃO DA RODOVIA, ENTRE IPAUMIRIM-BAIXIO - O Departamento de Edificações e Rodovias (DER-CE) publicou, no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (22), a Portaria (n° 1462/2010) que trata da composição de uma comissão para acompanhar, fiscalizar e realizar medições da obra de restauração da rodovia CE-286.

RESTAURAÇÃO DA RODOVIA, ENTRE IPAUMIRIM-BAIXIO - A restauração acontece no trecho de entrocamento com a BR-116, entre Ipaumiririm e Baixio. A comissão de acompanhamento tem três engenheiros e a restauração tem extensão de 14,71km.

RESTAURAÇÃO DA RODOVIA, ENTRE IPAUMIRIM-BAIXIO - A empresa responsável é a R. Furlani Engenharia LTDA. O documento da obra tem a assinatura de Francisco Cesar Pierre Barreto Lima, superintendente do DER.

Fonte: http://www.icoenoticia.com/2010/09/rapidinhas_22.html


Perguntando: é outra rodovia ou é aquela que seria consertada há pouco tempo? Veja o que o blog publicou em 11.03.2010:


RESTAURAÇÃO DE RODOVIA EM IPAUMIRIM E BAIXIO - O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) lançou um aviso de licitação de uma concorrência pública (nº 20100006), tipo menor preço. As informações foram divulgadas no Diário Oficial do Estado de segunda (08).

RESTAURAÇÃO DE RODOVIA EM IPAUMIRIM E BAIXIO II - A licitação trata da execução de obras de restauração das rodovias CE-286 e CE-151, no trecho da entrada da BR-116, compreendendo os município de Ipaumirim e Baixio. A extensão que será recuperada é de 14,71km. O processamento, julgamento e informações estão a cargo da Comissão Central de Concorrências e representantes do DER.

RESTAURAÇÃO DE RODOVIA EM IPAUMIRIM E BAIXIO III - A realização de tomada de preços será no dia 8 de abril, às 15hs, na Central de Licitações do Estado do Ceará- Avenida Dr. José Martins Rodrigues, 150, Edson Queiroz (Centro Administrativo Bárbara de Alencar), Fortaleza.

RESTAURAÇÃO DE RODOVIA EM IPAUMIRIM E BAIXIO IV - Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (85) 3101-6643 ou pelo e-mail ccc@pge.ce.gov.br. Para adquirir o edital, o interessado deve se dirigir à Central de Licitações do Estado do Ceará, munido de um Cd virgem ou no site da Secretaria de Planejamento (Seplag).

Fonte: http://www.icoenoticia.com/

Cá comigo: É aquela, é? Aquela que toda eleição fazem de novo? Aquela que publicamos algum tempo atrás que diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiziiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaam que estava concluída?
Ah, tá!

REFORMA DO PRÉDIO DA POLÍCIAL CIVIL EM IPAUMIRIM


REFORMA DO PRÉDIO DA POLÍCIAL CIVIL EM IPAUMIRIM - A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Prefeitura de Ipaumirim, divulgaram o extrato de convênio (n° 01/2010) que trata dos serviços de reforma do imóvel alugado pela Polícia Civil, situado à Rua Bento Vieira, em Ipaumirim.

REFORMA DO PRÉDIO DA POLÍCIAL CIVIL EM IPAUMIRIM - Além da reforma do prédio, o extrato trata da aquisição de veículos, equipamentos de informática, climatização, comunicação, armamento, equipamento de proteção individual e mobiliário em geral.

REFORMA DO PRÉDIO DA POLÍCIAL CIVIL EM IPAUMIRIM - A vigência do convênio é de 12 meses, contados a partir da data de sua assinatura, de 16 de agosto de 2010. Assinam o documento o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto das Chagas Monteiro, e o Prefeito Municipal de Ipaumirim, José Geraldo dos Santos. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira 20).


Fonte:http://www.icoenoticia.com/2010/09/rapidinhas_22.html

Matutando: Já estava na hora porque além de antiquada, era do tempo de Ademar, da última vez que a fachada foi pintada, botaram uma cor h - o - r - r - o - r - o - s - a. Parecia até que estavam aproveitando sobra de tinta. Credo! Com certeza, a delegacia merece melhor trato .
Fico com pena porque a escola que foi anunciada não saiu. De repente, o mundo vai pensar: IP faz cadeia mas não faz escola. Fica chato, né? Mannnnnnnnssss.... como dizia o grande Raul Seixas: "Quem não tem colírio, usa óculos escuros".

ML

Tem que ler... (Thallysson Josué)


Quando os auto-falantes dos carros de propaganda anunciavam a chegada do governador, e o povo eufórico gritava e aproveitava aquela curta ilusão, ele pouco falava, não gritava e suas ações passavam longe da euforia. Sem entender, seus amigos, todos contaminados pelo momento, tentavam estimulá-lo. Era tudo em vão. Ele só via, de muito longe a recepção.
“O que há com o garoto?” Perguntavam todos, porém, sem o sucesso esperado para a resposta. O rapaz sempre foi atento, não deixava passar nada. Era o que se pode chamar de um ser agregador, mas naquele dia não fazia jus à sua fama.
Nosso jovem sempre devorou livros e jornais, adorava televisão e viajava na internet. Era inaceitável que alguém como ele, tão esclarecido, não interferisse de alguma maneira, fosse contra ou a favor.
Cansei de especular e perguntei pra ele o que acontecera, ele então perguntou se naquele dia eu já havia lido o jornal, respondi que não e ele disse: “Se você ou alguém aqui tivesse o hábito de ler e informar-se saberia que esse, a quem todos chamam de governador, por uma decisão do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, já não é nem candidato e muito menos governador. Ele foi cassado hoje pela manhã devido a desvio de verbas públicas.”
Fiquei pasmado e paralisado, constatei que somos órfãos da leitura e consequentemente da informação. É pena que sejamos assim, vitimados por nossa própria ignorância vamos convalescendo aos poucos. Sou de uma cidade que vocês nem devem conhecer, mas sou um brasileiro como tantos vocês conhecem.

THALLYSSON JOSUÉ

Oia eu aqui di novu!


Voltando devagar após uma gripe que me tirou do circuito. Dediquei-me ao repouso forçado mas enfim saí da cama. Se eu não tivesse tomado a vacina do H1N1, eu pensaria que era a própria. Mas tudo bem. Ainda devagar, com a gargante irritada e sem muito gás, tô aqui de novo. Acho que foi excesso de trabalho e zero férias que me deixou predisposta. Agora vou mais devagar. "Luta grande, gandaia grande". Não obedeci o preceito e só cumpri a luta. Deu nisso. Não estou de férias mas acho que já passou a fase mais pesada.

ML

sábado, 18 de setembro de 2010

A fatura é nossa


Você sabe quanto ganham deputados, senadores e o presidente?
Publicado em 17.09.2010, às 16h27
Do JC Online

Além dos salários, parlamentares têm direito a diferentes tipos de auxílio.
Não é à toa que tanta gente disputa cargos eletivos a cada dois anos. Os salários pagos aos membros do legislativo e do executivo são, digamos, 'bastante competitivos'. Se ainda levarmos em conta as verbas para o exercício das atividades, os postos ficam ainda mais tentadores. O JC Online pesquisou quanto a população tira do bolso para financiar os seus políticos. Veja quanto ganham os ocupantes dos cargos em disputa neste ano:

Deputado estadual - O salário de um deputado estadual, por lei, deve equivaler a 75% do salário de um deputado federal. Hoje os estaduais recebem R$ 12.300 mensais. Eles ainda ganham uma verba indenizatória, que cobre gastos mediante comprovação fiscal. O valor é de R$ 11.250. Há também uma verba de gabinete no valor de R$ 52.020, que serve para pagar salários de funcionários. Vale lembrar que 49 deputados estaduais ocupam as cadeiras da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Deputado federal - Os 513 deputados federais do País ganham, cada um, um salário de R$ 16.512,09. Eles ainda recebem uma verba extra, que varia de acordo com o estado do deputado. Isso porque, entre outras despesas, a verba cobre passagens aéreas de Brasília para os respectivos estados. No caso dos deputados federais de Pernambuco, a verba é de R$ 31.278. Com esse valor, além das passagens aéreas, os deputados devem financiar o combustível, contas de água, luz e telefone do apartamento funcional a que têm direito, a divulgação de sua atividade parlamentar. No caso dos federais, a verba para pagar funcionários é de R$ 60 mil, que podem financiar entre cinco e 25 funcionários, à escolha do parlamentar.

Senador - Para os 81 senadores brasileiros, o salário mensal também é de R$ 16.512,09. A diferença em relação aos deputados federais é que os senadores não ganham uma verba extra única para despesas. Eles recebem vários outros auxílios que, somados, superam a verba destinada aos deputados. Aqueles que não ocupam um apartamento funcional podem optar por um auxílio-moradia no valor de R$ 3.800. Eles ainda têm todas as despesas médicas deles, dos cônjuges e dos dependentes pagas pelo Senado. Ainda há um limite de R$ 25.998,96 anuais para despesas odontológicas e psicoterápicas.

No tocante a passagens aéreas, os senadores têm direito a uma verba mensal que varia de R$ 6 mil a R$ 23 mil, dependendo do estado de origem do parlamentar. No caso dos três senadores de Pernambuco, a verba é de 15.836,20. A cota de combustível equivale a 25 litros de gasolina ou 36 de álcool por dia - ou seja cerca de R$ 56 diariamente. Para telefone, senadores contam com uma verba mensal de R$ 500 para número fixo. As ligações feitas com telefones celulares são ilimitadas. A cota gráfica é de R$ 8.500,00 por senador. Há também cotas para correios, escritórios de apoio... No Senado, não existe verba de gabinete, para pagamento de funcionários. Os senadores têm à disposição nove servidores efetivos e 11 comissionados (esses, à escolha do senador).

Além de tudo isso, há também uma verba indenizatória, no valor de R$ 15 mil, cujos recursos podem ser utilizados no frete de meios de locomoção e no custeio de despesas de instalação e manutenção de escritórios de apoio, exclusivamente no estado do parlamentar. Os gastos devem ser comprovados. E lembrando que o mandato do senador é de oito anos, o dobro do tempo dos cargos de presidente e deputados (federais e estaduais).

Há um porém que aumenta ainda mais as contas bancárias de muitos desses parlamentares: vários deles acumulam os salários com outros benefícios públicos. José Sarney (PMDB), por exemplo, acumula seu salário de senador com duas aposentadorias no Maranhão. Já Michel Temmer (PMDB), candidato a vice-presidente na chapa da presidenciável petista Dilma Rousseff, recebe, além do salário da Câmara, um outro salário como procurador pelo Estado de São Paulo. Alguns desses parlamentares chegam a superar o teto constitucional de R$ 25,7 mil, pago a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Presidente - Atualmente, o salário do presidente da República é de R$ 11.420,21. Isso mesmo! Menor até do que os vencimentos dos deputados estaduais. De acordo com a diretoria de gestão de pessoas da Presidência, não há qualquer verba extra destinada ao mandatário da República. Mas vale lembrar que ele tem tudo à disposição: residencias oficiais, como o Palácio da Alvorada, veículos oficiais...

Fonte: http://jc.uol.com.br/canal/eleicoes-2010/noticia/2010/09/17/voce-sabe-quanto-ganham-deputados-senadores-e-o-presidente-236740.php

Parada da diversidade em Recife


Domingo passado levei minha mãe e minha filha para assistir a parada gay. A organização e a segurança estava impecável. A hierarquia e a divisão de classes também. Ficamos num local muito agradável onde dava pra ver tudo direitinho. Ainda tentei tirar uma foto de mamãe na frente do carro abre alas pegando na enorme bandeira colorida que abria o desfile. Meu celular tem uma câmara faz de conta, a foto não prestou. O importante é que nos divertimos bastante. Assistimos as celebridades que passaram nos primeiros trios. Depois tinhamos compromisso e fomos embora sem ver a a euforia da "eira" que desfila no chão e anima a avenida.
O importante é respeitar a opção de cada um. Quanto mais gente feliz, menos gente enchendo o saco.
ML

MAIS UM..

Todos os dias quando vou ao trabalho vejo Zé da Rima instalado no seu improvisado palanque na beira da estrada. Antes, ele ficava próximo ao banner de um candidato a deputado que já foi governador de Pernambuco. Nos últimos dias mudou o local do seu palanque provavelmente para não incomodar o ilustre vizinho do banner. Taí o número pra quem quiser aproveitar a sugestão e jogar no bicho.
ML

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bazar e brechó


Taí duas coisas que a gente aqui em casa adoooooooora. Pena que Recife seja tão pobre dessas coisas. Garimpar um brechó é tudo de bom. Tô louca pra ter um tempinho pra rodopiar pelos brechós de Sampa. Uma vez comprei um porta chave de vaquinha num bazar. Amei. Paguei e quando fui receber o danado tinha desparecido. Devolveram minha grana e ficou por isso mesmo. Não havia outro igual. Fiquei sem chance de criar caso. Cada vez que fico de cabeça quente, como agora, cansada e de saco cheio, tudo que eu quero é sair por aí catando coisas. Puro delírio, tenho um monte de coisas pra terminar até o fim da semana. Ai, que dureza essa vida de operária.

15 de setembro: aniversário de Umari


Além de Baixio, outra comemoração acontece na região, nesta quarta-feira (15).

Trata-se do vizinho município de de Umari, que completa seus 54 anos, a mesma idade da emancipação de Baixio. Conheça mais da história da terra dos umarienses, próximo ao Icó.


HISTÓRICO - O topônimo (nome) Umari vem do Tupi Guarani e indica uma planta muito comum na região, das árvoes da família da Icacinaceae.
Chamou-se inicialmente Gado Bravo e Baixio. Suas origens remontam aos primórdios do século XVIII, quando aí se estabeleceram colonizadores originários especialmente da Paraíba e de Pernambuco.

FRANCÊS - Umari Progredia, formando um arraial. No final do mesmo século, acostou no reduto o francês Josep Aleth Douilétte, vítima de das remanescentes perseguições do plenipotenciário Marquês de Pombal.

Nessa oportunidade enamorou-se o francês de uma jovem moradora do lugar. Uniu-se a ela matrimonialmente e fez progresso.

Intrigado com o costume segundo o qual as pessoas que morriam eram levadas a sepultamento no cemitério de Icó, distante em aproximadamente 50 km, tratou de mover campanha através da qual seriam adquiridos fundos para construção de um cemitério e uma capela.

Esta capela veio a se tornar, atualmente, a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, construída em meados do século XVIII.

ELEVAÇÃO - Umari foi elevado à categoria de município com a denominação de Umari, pela lei estadual nº 3338, de 15 de setembro de 1956, desmembrado de Baixio, sede no antigo distrito de Umari. Constituído do distrito sede que foi instalado em 08 de setembro de 1957.

Pela lei municipal nº 036, de 18 de abril de 1991, foi criado o distrito de Pio X e anexado ao município de Umari. Em divisão territorial datada de 1 de dezembro de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Umari e Pio X, até os dias atuais.

Fonte: http://www.icoenoticia.com/2010/09/umaria-festeja-54-anos-de-emancipacao.html

Surtou!



Vi no Não Salvo

Ciência Psicodélica no século XXI (Eduardo Schenberg)


Psicodélico – Termo cunhado pelo psiquiatra britânico Humphry Osmond, em carta ao escritor e amigo Aldous Huxley, unindo os termos gregos “ψυχή” (psyche, mind) e “δήλος” (delos, manifesting), resultando em “Que manifesta a mente”


Eles estão de volta à bancada. Depois do uso disseminado pelas massas beatniks e hippies nos anos 60 nos EUA e da forte repressão que se seguiu em todo o mundo, os psicodélicos finalmente reencontraram seu rumo médico-científico, que sofreu muito mais com a proibição do que o uso ilegal por artistas, músicos, psiconautas, curandeiros, xamãs e aventureiros em geral. A escalada científica das substâncias encabeçadas pelo LSD, provavelmente a molécula mais famosa do mundo, fica evidente se examinarmos apenas alguns acontecimentos marcantes da primeira década do admirável século novo: os simpósios psicodélicos que rolaram em Basel, na Suíça; em 2006 comemorando o centenário de Albert Hofmann, pai do LSD e identificador da psilocina e psilocibina, e novamente em 2008, ano em que Hofmann faleceu aos 102 anos. Esta escalada conta também com a publicação de dois artigos surpreendentes pela equipe do pesquisador Roland Griffiths (Johns Hopkins) mostrando que a experiência controlada com psilocibina é capaz de evocar experiências místicas que mudam por completo a vida dos voluntários (Psychopharmacology, 2006 vol. 187 p. 268) e cujos efeitos puderam ser estatisticamente verificados em um estudo com os mesmos sujeitos 14 meses após a experiência com o princípio ativo dos cogumelos mágicos (Journal of Psychopharmacology, 2008 vol. 22 p. 621). Nada que os hippies, beatniks, curandeiros, xamãs e psiconautas não soubessem há décadas (em alguns casos até séculos). Este resultado também já havia sido demontrado em Harvard no início dos anos 60, na famosa tese de doutorado em religião defendida por Walther Pahnke, antes da polêmica expulsão de Tim Leary e Richard Alpert (Ram Dass), que viria a catapultá-los como pais da contracultura psicodélica nos anos seguintes. Ainda assim, re-evidenciar o fato (re-search) com os mais rigorosos e criteriosos métodos da chamada ciência hard-core moderna e publicá-los em revistas de alto impacto é pra chacoalhar mesmo os mais materialistas e reducionistas da área. Pra quem gosta de acompanhar assuntos quando estes chegam ao topo, os psicodélicos já estão lá: no fim de 2009 saiu, pela primeira vez em décadas, um artigo publicado na Science com a palavra “hallucinogen”: a identificação do receptor Sigma-1 como alvo do DMT (Science, 2009 vol. 323 p. 934), princípio ativo de diversas plantas xamânicas da amazônia, sendo a principal uma das duas que formam a combinação conhecida como ayahuasca, ou yagé.

Mas não é só isso. A neurociência que se prepare. Os tempos de abrir a cabeça estão apenas começando. A escalada psicodélica nos laboratórios, básicos e clínicos, consagrou-se no mês de Abril de 2010 na Califórnia, berço do movimento contra-cultura dos anos 60. Foi entre os dias 15 e 18 que a MAPS, Associação Multidisciplinar para Estudos Psicodélicos, conseguiu reunir em San José, próximo de São Francisco, cerca de mil interessados no ramo, de várias partes do mundo. A chegada no congresso já deixava claro que se tratava de um evento ímpar. Hippies de roupas bizarras e cabelos coloridos, dreads e tatuagens dividiam espaço nos auditórios e nos ambientes a céu aberto com pesquisadores engravatados, estudantes, repórteres, médicos e muita gente descontraída. A conferência foi co-organizada pelas instituições parceiras da MAPS: o Conselho sobre Práticas Espirituais (CSP), o Heffter Research Institute e a Beckeley Foundation.

O congresso contou com mais de 90 palestrantes apresentando toda sorte de experimentos e propostas em três salas simultaneamente. Dentre as atrações principais pode-se destacar a presença de Charles Grob (UCLA), pioneiro no estudo do uso de psicodélicos para aliviar o sofrimento de pacientes que se aproximam, de fato, da morte; o trabalho de Michael Mithoefer com MDMA (o princípio ativo do ecstasy), que já se encontra em fase clínica II com autorização da FDA americana; a presença do bioquímico David Nichols (Purdue University, Heffter Research Institute), uma das principais figuras da pesquisa psicodélica em todos os tempos; o médico criador e propagador da medicina integrativa Andrew Weil (University of Arizona) e o encerramento feito pelo psiquiatra tcheco Stanislav Grof (California Institute of Integral Studies – CIIS), chamado de o poderoso-chefão da psicodelia por ninguém menos que o próprio Hofmann. Também chamaram atenção os pioneiros da área que estiveram presentes: Ralph Metzner, James Fadiman e Ram Dass (por problemas de saúde, apenas em vídeo-conferência que lotou duas salas e o jardim); o casal de rogue-chemists Alexander “Sasha” Shulgin e sua esposa Ann Shulgin (autores de PIHKAL e TIHKAL) bem como os expositores do Erowid e o artista transcendental Alex Grey, que estreiou um quadro em jantar beneficente em homenagem aos Shulgins.
Fonte: http://blog.sbnec.org.br/2010/07/ciencia-psicodelica-no-seculo-xxi/
Cá comigo: no mundo cabe tudo.
ML

Hoje, aniversário de Baixio

Hino do Baixio


O ouro branco
O algodão,
Plantando no solo a semente
De mãos dadas sobre o sol nascente
Da nossa querida nação

15 de Setembro é a fundação
E o Brasil, jamais esquecerá
Quando estendermos nossas mãos
Para engrandecer o Ceará

Baixio, oh meu Baixio
Semeando o progresso, a semente
De mãos dadas sobre o sol nascente
Da nossa querida nação

Fonte: http://pt.wikisource.org/wiki/Hino_do_munic%C3%ADpio_de_Baixio
Quem será o autor da letra e o compositor da música?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vodca no olho: o barato que sai caro


Jovem que pingou vodca no olho pode ter que fazer
transplante em Campinas (SP)
MAURÍCIO SIMIONATO

Um estudante universitário de 23 anos corre o risco de ter que passar por um transplante de córnea por ter pingado vodca nos olhos. O uso da bebida como "colírio" é uma moda que começou no EUA, passou pela Europa e chegou ao Brasil. Em Campinas (93 km de São Paulo), houve dois casos em agosto.

Jovens usam vodca como colírio para ficarem bêbados; prática pode cegar

"Estava alcoolizado quando pinguei. No dia seguinte, quando voltei ao normal, pensei comigo: 'meu Deus, o que eu tenho na cabeça?'", disse à Folha o universitário, que não quis se identificar.

Reprodução

Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, durante teste da vodca no olho: "Não é legal"; imagem foi captada do YouTube

De uma família classe média-alta da cidade, ele estuda economia em uma faculdade particular. Diz que não quer que amigos e familiares saibam que o problema na visão ocorreu por causa da vodca.

O jovem contou que acordou no dia seguinte com os olhos vermelhos, irritados e "muito doloridos".

Batizada de "vodca eyeballing", a mania da vodca nos olhos preocupa oftalmologistas porque pode provocar danos irreversíveis e até cegar. O suposto motivo para o uso é aumentar a sensação de embriaguez.

O oftalmologista do Instituto Penido Burnier, de Campinas, Leôncio Queiroz Neto atendeu aos dois casos --ambos universitários.

Eles pingaram a bebida nos olhos em festas diferentes e não se conhecem.

"Depois de uma conversa inicial, eles contaram que haviam jogado vodca nos olhos. Eles disseram que conheceram isso pela internet e que queriam aumentar 'a viagem'", disse Queiroz.

No Youtube, há vídeos até com um membro da banda Detonautas Roque Clube pingando a bebida.

EFEITOS

Os estudantes começaram o tratamento há cerca de 25 dias --com cinco dias de diferença um do outro.

"Os dois pacientes me pediram para guardar sigilo, mas eu não poderia deixar de alertar outros jovens sobre os riscos dessa nova mania" afirma. A aparência é de conjuntivite, mas a lesão é mais grave, disse o médico.

Na opinião do oftalmologista, a prática oferece muito risco e o efeito é "mínimo". "No olho, só cabe uma gota de colírio e, portanto, só uma gota de vodca. Nem uma criança ficaria embriagada com uma dose tão pequena."

Os dois disseram que pingaram a bebida junto com vários outros jovens e que a aplicação está virando "moda" nas festas.

O estudante ouvido pela Folha falou que está com a visão turva e criticou a divulgação da moda na internet. Mas considerou sua atitude uma "burrice".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/798299-jovem-que-pingou-vodca-no-olho-pode-ter-que-fazer-transplante-em-campinas-sp.shtml

domingo, 12 de setembro de 2010

Nota de falecimento

Comunicamos o falecimento de Vanaldo, esposo de Josenira Holanda. Que Deus lhe dê coragem para enfrentar esta perda que veio seguida à perda recente de sua mãe, D. Alzenira. Qualquer que seja sua crença, faça uma oração pela família para que força e luz se façam presentes na hora da dificuldade.

Som do domingo

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Vale a pena ler de novo: Mães de antigamente



Minha mãe ensinou a VALORIZAR O SORRISO...
"ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!"

Minha mãe me ensinou a RETIDÃO.
"EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PORRADA!"

Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS...
"SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!"

Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA...
"PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?"

Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO...
"CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VC CHORAR!"

Minha mãe me ensinou a CONTRADIÇÃO...
"FECHA A BOCA E COME!"

Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO...
"ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!"

Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA...
"CALMA!... QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ..."

Minha Mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS...
"OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!"

Minha Mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO...
"SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!"

Minha Mãe me ensinou MEDICINA...
"PÁRA DE FICAR VESGO MENINO! PODE BATER UM VENTO E VOCÊ VAI FICAR ASSIM PARA SEMPRE."

Minha Mãe me ensinou sobre o REINO ANIMAL...
"SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS, OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!"

Minha Mãe me ensinou sobre GENÉTICA...
"VOCÊ É IGUALZINHO AO SEU PAI!"

Minha Mãe me ensinou sobre minhas RAÍZES...
"TÁ PENSANDO QUE NASCEU DE FAMÍLIA RICA É?"

Minha Mãe me ensinou sobre a SABEDORIA DE IDADE...
"QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE, VOCÊ VAI ENTENDER."

Minha Mãe me ensinou sobre JUSTIÇA...
"UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS, E EU ESPERO QUE ELES FAÇAM PRA VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ PRA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!"

Minha mãe me ensinou RELIGIÃO...
"MELHOR REZAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!"

Minha mãe me ensinou o BEIJO DE ESQUIMÓ...
"SE RABISCAR DE NOVO, EU ESFREGO SEU NARIZ NA PAREDE!"

Minha mãe me ensinou CONTORCIONISMO...
"OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!"

Minha mãe me ensinou DETERMINAÇÃO...
"VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TODA COMIDA!"

Minha mãe me ensinou habilidades como VENTRÍLOQUO...
"NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE É QUE VOCÊ FEZ ISSO?"

Minha mãe me ensinou a SER OBJETIVO...
"EU TE AJEITO NUMA PANCADA SÓ!"

Minha mãe me ensinou a ESCUTAR...
"SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME, EU VOU AÍ E QUEBRO ESSE RÁDIO!"

Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS...
"SE EU FOR AÍ E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO ESSA LIÇÃO, VOCÊ JÁ SABE!..."

Minha mãe me ajudou na COORDENAÇÃO MOTORA...
"JUNTA AGORA ESSES BRINQUEDOS!! PEGA UM POR UM!!"

Minha mãe me ensinou os NÚMEROS...
"VOU CONTAR ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!"

Brigadão Mãe !!!

HOJE SOU UMA PESSOA BEM MELHOR, MAIS EDUCADA E HUMANA QUE ESSA NOVA GERAÇÃO...


Fonte: http://macariobatista.blogspot.com/

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Passei o dia cantarolando Maria Fulô

América Latina-China: os perigos de uma nova relação


A taxa de exportações da América Latina e do Caribe voltará a crescer este ano, em especial graças à demanda da China. Mas o atual modelo “primário” das exportações para este país pode resultar em um esquema de dependência com esse gigante e a própria região asiática, alertou a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) em seu último informe sobre a inserção internacional da região. O documento adverte para os riscos da reprodução de um padrão de tipo centro-periferia.

Daniela Estrada (IPS)

A taxa de exportações da América Latina e do Caribe voltará a crescer este ano, em especial graças à demanda da China. Mas o atual modelo “primário” das exportações para este país pode resultar em um esquema de dependência com esse gigante e a própria região asiática, alertou a Cepal. “Claramente a relação comercial da região com a China pode se transformar em uma do tipo centro-periferia. Nós somos seus provedores de matérias primas, sem maior valor agregado, e eles nos devolvem os produtos elaborados”, disse a IPS Claudia Casal, investigadora do Centro de Estudos Nacionais de Desenvolvimento Alternativo (Cenda), do Chile. Casal participou do estudo “As relações econômicas e geopolíticas entre China e América Latina – Aliança Estratégica ou Interdependência Assimétrica?”, publicado em 2009 pela Rede Latinoamericana de Investigações sobre Companhias Multinacionais, que reúne instituições de pesquisa sobre o trabalho e sindicatos de sete países da região.

Este tema precisamente merece destaque no último informe da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) sobre a inserção internacional da região, apresentado semana passada na sede da entidade em Santiago. “A relação comercial entre a região e a Ásia oferece tanto oportunidades como desafios”, diz o documento de 216 páginas. Entre os desafios, especifica, “é particularmente importante evitar que o crescente comércio entre ambas regiões reproduza e reforce um padrão de comércio de tipo centro-periferia, onde a Ásia (e a China em particular) apareceria como um novo centro e os países da região como a nova periferia”. O “Panorama da Inserção Internacional da América Latina e Caribe 2009-2010”, da Cepal, projeta que as exportações da região crescerão 21,4% este ano, impulsionadas principalmente pela venda de matérias primas da América do Sul.

Revertendo a queda de 22,6% de 2009 em relação ao ano anterior, a retomada das exportações será impulsionada pela demanda da Ásia e particularmente da China, diz o estudo anual desta agência especializada da Organização das Nações Unidas. A taxa de crescimento das exportações da América Latina para a China passou de um retrocesso de 2,2% nos seis primeiros meses de 2009, para 44,8% no mesmo período do presente ano. Segundo a Cepal, a China poderia substituir a União Européia como segundo sócio comercial da região em meados desta década. O gigante asiático já é o primeiro destino das exportações de Brasil e Chile, o segundo da Argentina, Costa Rica, Cuba e Peru, e o terceiro da Venezuela.

No entanto, fazendo um balanço da estrutura das exportações latinoamericanas na última década, a Cepal concluiu que a tendência é rumo a uma “reprimarização” das exportações. Isso quer dizer que, enquanto em 1999, as matérias primas compunham 26,7 do total de vendas, em 2009, elas já constituem 38,8% do total. Devido aos altos preços internacionais, a América do Sul duplicou suas vendas externas, especialmente de recursos naturais. Em troca, México e América Central reduziram em mais de 50%. A participação do México nas exportações totais da região caiu de 40%, em 2000, para 30% em 2009, enquanto que o Brasil aumentou sua participação de 13% para aproximadamente 20% no mesmo período. “O balanço preliminar do desempenho exportador na década mostra que a região não conseguiu avanços significativos na qualidade de sua inserção comercial internacional”, diz o estudo da Cepal.

“A expansão dos setores associados aos recursos naturais, impulsionada principalmente pela demanda asiática, não contribuiu suficientemente para a criação de novas capacidades tecnológicas para a região”, acrescenta. Neste sentido, a secretária executiva da Cepal, a mexicana Alicia Bárcena, enfatizou que a tríade que a região necessita fortalecer é “produtividade, inovação e convergência”. O estudo da Rede Latinoamericana de Investigações sobre Companhias Multinacionais, do qual participou Claudia Casal, também adverte que hoje “a relação China-América Latina se apresenta de forma assimétrica, marcada pelas necessidades chinesas e reforçada pela estrutura limitada das exportações dos países da região”.
“Estrutura-se uma relação econômica desigual – ainda que esta se expresse de diferentes formas nos distintos países – que pode levar a um estreitamento da margem de manobra dos países latinoamericanos”, registra a pesquisa realizada com contribuições da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Segundo a Cepal, os governos latinoamericanos deveriam fomentar a competitividade das pequenas e médias empresas, capacitar a mão de obra, desenvolver encadeamentos que vinculem os setores exportadores com o resto da economia e aproveitar os avanços em áreas como a biotecnologia, entre outras. A agência também defendeu a busca de aproximações com a China e a região Ásia-Pacífico. Destaca-se, por exemplo, a iniciativa do Arco do Pacífico Latinoamericano, integrado por Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Peru.

Segundo estimativas da Cepal, as exportações do Mercosul – formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – cresceram este ano 23,4% em relação a 2009, e as dos países andinos 29,5%. No entanto, as vendas do Mercado Comum Centroamericano só aumentaram 10,8%.

Tradução: Katarina Peixoto
Fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/materia

terça-feira, 7 de setembro de 2010

domingo, 5 de setembro de 2010

Compartilhando com vocês




(Orquestra Sanhauá, de João Pessoa)

MIMO


Fechada para balanço. Período da Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO). Coisa de louco. Imperdível. Quinta feira fomos, eu e minha filha, ver o show do Duofel, uma dupla de violonistas que faz uma releitura dos Beatles. Fiquei plena. Logo no Seminário de Olinda que tem tudo a ver. Depois fomos ver Mario Canonge Trio, da Martinica, na Igreja da Sé. Saímos em estado de graça.
Ontem, o dia foi de obrigações e casa cheia. Reservei a noite para ir a uma peça de teatro "A louca do jardim" e levar mamãe. Os mais experientes lembram que esta peça passava no Circo Araújo e eu tinha uma tremenda curiosidade de assistir para fazer as pontes teatro/circo/memoria. Não fui. Ontem, era o último dia. Perdi. Fiquei chateada mas o mundo não acabou. A casa estava cheia de visitas. Muitos jovens, muitos crepes e muitos telefonemas. Não atendi ninguém. Tirei o telefone do gancho. Desertei.
Hoje, fui assistir, com mamãe, ao concerto da Orquestra Sanhauá, da PB, na Sé de Olinda. Emocionante. Dobrado, choro, frevo, mpb e etc, etc, etc, , foi tudo de bom. Mais tarde, de repente, não sei se vou de novo. Dá preguiça encarar o trânsito. Quem sabe, me dá coragem.. Minha filha vai ver Tom Zé com os amigos.
Amanhã, com certeza, vou ver Paraibones e Leo Gandelman. Adoro o som choroso do saxofone. Dia 7, vou ver o que tem de bom pelos mercados públicos.Ou, quem sabe, descansar, porque dia 8 começa tudo de novo. Are baba! Olinda é sempre Olinda. No carnaval e na MIMO. No resto do ano, tenho preguiça de ir por lá.

ML

sábado, 4 de setembro de 2010

Álbum da semana

O amor é lindo!

João Joca e família

Lorena, Suianne e amigos

Marlúcia Estolano

Fernando e Pedro Jorge

Mariana
(neta de Chinha e Coca)

Nadjeda, Maria Gonçalves e Magna

Séfora, Luiz Neto, Jucieuma e amiga

Roberto e Jéssica

Gatinhas de Arabelle

Fátima Estolano, Lígia e amigos

Daniela Félix

Cleidinha

Blandina e D. Nena